sexta-feira, 20 de maio de 2011

CCZ alerta munícipes para posse responsável e cuidado com animais


O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Ubatuba, órgão municipal ligado à Secretaria Municipal de Saúde, realiza um trabalho cuja função é garantir a saúde humana, atuando na prevenção e controle de zoonoses como febre maculosa, raiva, leishmaniose, doença de chagas e leptospirose, que são doenças transmitidas por animais aos seres humanos.
Além de vacinações e esterilizações gratuitas, o CCZ atende denúncias referentes a maus tratos e criação de animais em condições inadequadas, além de fazer vistorias em clínicas, consultórios, pet shops, casas de ração e banho e tosa.

Nos últimos dias, alguns casos de maus tratos com animais chamaram a atenção dos funcionários do CCZ. De acordo com uma das veterinárias responsáveis pelo órgão, Cláudia Ferraz, o CCZ atendeu uma denúncia de abandono de uma cadela, cujo dono havia se mudado de residência e deixado o animal, com filhotes de poucos dias de vida, sem cuidados e sozinha na rua. “As pessoas precisam entender que ao pegar um cachorro para criar, elas se tornam responsáveis por eles pelo resto da vida do animal. Se a pessoa for mudar de residência, precisa verificar se na próxima casa terá espaço para seu animal, pois não se pode simplesmente abandoná-lo”, explica Cláudia.

Outras duas ocorrências foram citadas pela veterinária para chamar a atenção de todos com relação aos maus-tratos e à posse responsável dos animais: um gato que foi esfaqueado pelo vizinho de seu dono e um cachorro que foi atropelado e arremessado nas dependências da Superintendência de Proteção à Saúde. “É necessário que o ser humano aprenda a respeitar as particularidades de cada animal. Agir com crueldade é falta de civilidade, de ética e de responsabilidade. Queremos chamar a atenção para uma maior consciência nesse sentido”, argumenta a veterinária.

Os filhotes da cadela abandonada ficarão no canil do CCZ disponíveis para adoção. Porém, somente serão liberados após ser realizada a castração dos animais.

(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário