terça-feira, 24 de maio de 2011

Secretaria de Turismo de Ubatuba discute projetos para o município com o Governo do Estado


O secretário de Turismo de Ubatuba, Mauricio Petiz, esteve na última semana reunido novamente com o assessor técnico da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, Mauricio Juvenal. O objetivo da reunião foi tratar sobre diversos assuntos de interesse do município de Ubatuba, tais como a possibilidade de encerrar a primeira etapa do projeto “Passos dos Jesuítas – Caminhos de Anchieta”, em Ubatuba, no dia 14 de setembro, quando se comemora a Paz de Iperoig.

Caminho contemplativo, valorizando o potencial turístico

O projeto do Governo do Estado “Passos dos Jesuítas – Caminhos de Anchieta” é um projeto turístico que inclui um caminho contemplativo, cumprido a pé, que reproduz parte das rotas percorridas pelos jesuítas, sobretudo na metade do século XVI, no litoral de São Paulo. O objetivo é valorizar a questão histórica que envolve as cidades do litoral paulista, utilizando a peregrinação como meio para sensibilização do potencial turístico de cada um dos municípios envolvidos.

Neste sentido, o secretário de Turismo de Ubatuba, Mauricio Petiz, juntamente com o presidente do Ubatuba Convention & Visitors Bureau, Luiz Felipe Azevedo, apresentou à Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo uma proposta para engrandecer o projeto: ter como encerramento da peregrinação o dia 14 de setembro, em Ubatuba, com a encenação da Paz de Iperoig – o primeiro tratado de paz das Américas, celebrado em Ubatuba em 1563, entre índios e colonizadores.

Nesta mesma época, o Padre José de Anchieta escreveu o famoso Poema à Virgem, constituído de 5.732 versos, nas areias da Praia de Iperoig.

Para o presidente do Ubatuba Convention & Visitors Bureau, Luiz Felipe Azevedo, “o projeto da Setur de São Paulo é perfeito para que possamos enaltecer a importância do primeiro tratado de paz das Américas, que foi a Paz de Iperoig. Se tudo correr dentro do previsto e de acordo com as expectativas do secretário Márcio França, poderemos realizar a encenação da Paz de Iperoig já neste ano. Isto irá engrandecer os dois projetos, contribuindo sobremaneira para o fortalecimento turístico tanto do projeto estadual como o nosso”, explicou Azevedo.

Outros assuntos

Além do assunto envolvendo o projeto “Passos dos Jesuítas – Caminhos de Anchieta”, o secretário de Turismo de Ubatuba teve a oportunidade de tratar de outros assuntos de interesse do município, como a possibilidade de Ubatuba sediar o primeiro Centro de Informações Turísticas estadual, que além de atender os turistas, atenderia também os moradores de Ubatuba que queiram viajar pelo Estado de São Paulo.

Maurício Petiz aproveitou para solicitar verbas para outros projetos e pedir uma visita do secretário estadual de Turismo, Márcio França, a Ubatuba.

(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário