quarta-feira, 11 de maio de 2011

Escola municipal de Ubatuba constrói satélite artificial


Mais de cem alunos da escola municipal Tancredo de Almeida Neves, em Ubatuba, trabalham na construção de um satélite artificial. Sob a coordenação do professor de matemática Cândido Osvaldo de Moura, o projeto teve início no ano passado, quando o professor leu uma reportagem numa revista científica anunciando que a Interorbital, uma empresa americana, vendia kits educativos de satélites, os TubeSats. A partir daí, logo no início do ano letivo de 2010, o professor Cândido anunciou a ideia aos alunos, que logo concordaram em construir o satélite. Com a doação de uma empresa de Ubatuba foi possível efetuar a compra do kit do satélite, que custou U$ 8 mil.

O satélite

A equipe que trabalha na construção do satélite envolve cinco professores das disciplinas de matemática e ciências. O projeto é desenvolvido no laboratório de ciências da própria escola, onde os alunos hoje trabalham na construção de placas, soldagem e programação dos quatro circuitos que irão controlar o satélite. Os trabalhos deverão ser concluídos até setembro, quando o satélite será enviado para a Interorbital System, na Califórnia, Estados Unidos, que fará o lançamento a uma órbita de 300 quilômetros de altitude. O satélite, que será lançado em novembro, deverá permanecer no espaço por no máximo 90 dias.

Para a mensagem que será emitida pelo satélite, a escola está preparando um concurso interno com todos os alunos que selecionará a melhor frase, que ainda será em três idiomas: inglês, espanhol e português. A mensagem emitida poderá ser captada por rádios amadores.

Para o professor Cândido, esse projeto serve para despertar nesses alunos, hoje na faixa etária de 11 a 12 anos, o desejo em aprender ciências e a tão temida matemática. “Queremos despertar nesses jovens o desejo de aprender por meio de coisas práticas e não somente pela teoria. A construção desse satélite é a prática que vai ficar na cabeça deles”, declarou o professor Cândido Osvaldo de Moura.

Destaques

A construção do satélite artificial pelos alunos da escola Tancredo Neves já foi destaque em diversas mídias especializadas como a revista EXAME.com (janeiro de 2011) Pesquisa FAPESP (fevereiro de 2011) e revista Info EXAME (fevereiro de 2011). (Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário