quarta-feira, 4 de maio de 2011

Mutirão chama atenção para necessidade de maior empenho da população para prevenção da dengue


O mutirão realizado na manhã desta terça-feira, 3, pela Prefeitura de Ubatuba no bairro Estufa II constatou que ainda há muita gente permitindo que sejam formados criadouros do mosquito transmissor da dengue em seus quintais.

De acordo com o superintendente de proteção à saúde, Neilton Nogueira, “a ação teve um bom resultado, mas percebemos alguns problemas pontuais que deverão ser tratados com mais atenção e receber retorno de nossa parte. Constatamos que na verdade a população precisa colaborar bem mais. Encontramos muitas casas com criadouros e percebemos que ainda falta cuidado das pessoas com relação à dengue”.

A ação contou com o apoio de 31 militares do Exército, muitos de Ubatuba e do próprio bairro onde aconteceu o mutirão. Os militares ajudaram na retirada de criadouros, juntamente com os agentes de Controle de Endemias da Superintendência de Proteção à Saúde e os agentes comunitários de saúde.

“Continuaremos fazendo nossa parte, mobilizando equipe, pedindo apoio, mas volto a dizer que sem a devida atenção da população, não conseguiremos manter nossos munícipes longe da dengue. Tem que haver uma maior conscientização. Só venceremos essa guerra quando cada um fizer sua parte”, lembrou o prefeito Eduardo Cesar.

Entrada em imóveis fechados

Através de uma decisão judicial, passou a ser permitida a entrada do poder público em imóveis fechados para a retirada de criadouros do mosquito transmissor da dengue. A atuação de fiscalização dos agentes de Controle de Endemias da Superintendência de Proteção à Saúde continuará acontecendo da mesma forma, porém, agora, após receber autuação, se o proprietário do imóvel não providenciar a limpeza dentro do prazo legal, a equipe, com apoio da Guarda Municipal ou da Polícia Militar, poderá entrar na residência para corrigir o problema.

Além de ser multado, o proprietário do imóvel em questão terá que arcar com todas as despesas referentes ao trabalho de entrada em sua residência. “Agora contamos com esse diferencial de poder entrar nos imóveis fechados. Muitas residências são de veraneio e ficam meses fechadas acumulando água parada e favorecendo a proliferação do mosquito. Acredito que a parceria com o Ministério Público possa fazer com que as pessoas passem a se responsabilizar mais com seus imóveis que ficam fechados em Ubatuba”, considerou o superintendente de proteção à saúde, Neilton Nogueira. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário