sexta-feira, 13 de maio de 2011

Vacinação contra gripe é prorrogada em Ubatuba


Atendendo a recomendação da Secretaria de Estado da Saúde, a Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, prorrogou até o dia 20 de maio a campanha de vacinação contra a gripe. A campanha seria encerrada nesta sexta-feira, 13.

Segundo a Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Ubatuba, desde o dia 25 de abril, início da campanha, já foram vacinados no município 1206 crianças, representando 69% do grupo, 5445 idosos, atingindo 86,69% do grupo e 638 gestantes, o menor grupo imunizado com 45%. A vacinação é destinada para idosos acima de 60 anos, crianças de seis meses a dois anos e gestantes. Para as crianças, a vacinação ocorre em duas doses, com intervalo de 30 dias.

Como receber a vacina

Esse ano a vacina é trivalente, ou seja, é composta pelos vírus da Influenza A H1N1, da Influenza A H3N2 e também da Influenza B Brisbane. Isso significa que a vacina contra a gripe que será aplicada nas unidades de saúde de todo o município contém os três vírus mais agressivos e que estão circulando nesse período.

Os grupos que podem receber a vacina devem procurar, as unidades de saúde que possuem salas de vacina mais próximas de suas residências portando a carteira de vacinação, das 8 às 17h. Não poderão receber a vacina as pessoas que apresentarem quadro febril ou suspeita de dengue.

Outros grupos

Além dos idosos, gestantes e crianças de seis meses até um ano, onze meses e 29 dias, os trabalhadores da área de saúde que prestam atendimento direto com pacientes com problemas respiratórios e toda a comunidade indígena também receberão a vacina. Serão atendidos também na campanha, porém no período de 9 a 13 de maio, pessoas que integram os grupos de risco, mas apenas com prescrição médica. São elas: pessoas com doenças crônicas cardiovasculares, pulmonares, renais, diabetes, hepatopatas, anatomia asplênia anatômica ou funcional (hemoglobinopatias); imunodeprimidos (transplantados de órgãos sólidos ou de medulas com neoplasias); HIV/Aids; imunodeficiências congênitas; doadores de órgãos sólidos ou de medula cadastrados nos programas de doação; comunicantes domiciliares de imunodeprimidos; pessoas com fibrose cística, trissomas, implantes coclear; doenças neurológicas incapacitantes e usuários crônicos de aspirina. Essas pessoas deverão passar pelos seus médicos para que eles façam a receita solicitando a vacina.

(Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU).

Nenhum comentário:

Postar um comentário