quinta-feira, 3 de maio de 2012

Eduardo Cesar e senador Suplicy discutem melhorias com a comunidade da Pincinguaba

O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, esteve na última segunda-feira, 30, a convite do senador Eduardo Suplicy, em uma reunião realizada na Vila de Picinguaba, a fim de discutir diversos assuntos referentes a melhorias no bairro. O prefeito compareceu à reunião acompanhado de secretários municipais, que se colocaram à disposição do senador e da comunidade para esclarecer questões sobre as mais diversas áreas, como obras, saúde, regularização fundiária, saneamento, entre outras.

O senador Eduardo Suplicy intermediou a reunião e agradeceu a presença do prefeito: “quero agradecer muito o prefeito, que de pronto se comprometeu a participar desta reunião com membros de sua equipe, dando a chance de discutirmos as questões relacionadas às mais diversas áreas”. O senador contou sua história com a Vila de Picinguaba e como se apaixonou pelo lugar, desde que adquiriu seu imóvel em 1978.

Além do senador e do prefeito, estava presente o gestor do Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Picinguaba, André Martius, que respondeu diversas dúvidas de moradores, principalmente com relação à atuação do Parque dentro da Vila de Pincinguaba e as restrições ambientais pelas quais a comunidade é obrigada a passar. “Tenho bastante experiência com comunidades tradicionais e estamos na busca de soluções para os problemas que afligem aqueles que vivem dentro do Parque”, disse o gestor André Martius aos presentes.

União em busca de soluções

Várias questões foram levantadas pelos moradores, principalmente com relação às restrições impostas pelo Parque Estadual no que diz respeito à reformas de imóveis, direitos da comunidade tradicional, obras de saneamento e regularização fundiária.

O secretário de Cidadania e Desenvolvimento Social, Claudinei Salgado, falou sobre a experiência bem sucedida da prefeitura em outros bairros, como por exemplo, a Pedreira e o Sesmaria, onde foi possível através de um projeto de regularização, conquistar diversas melhorias para os bairros.

“Temos que nos unir para juntos tentarmos agilizar as soluções. Dentro do Parque, a prefeitura não pode interferir diretamente, mas podemos juntar nossas forças e o prestígio do senador Suplicy para irmos na Fundação Florestal e na Secretaria Estadual de Meio Ambiente, na tentativa de darmos ao menos alguns passos na busca das melhorias que vocês precisam”, acrescentou Eduardo Cesar.

Ao final da reunião, o prefeito sugeriu que fosse elaborado um documento com todas as requisições feitas pela comunidade, para que o mesmo seja encaminhado às autoridades competentes. Também foi formado um Grupo de Trabalho para discutir e repassar as necessidades do bairro à prefeitura e ao Governo do Estado. Para encerrar o encontro, o mestre quilombola Zé Pedro, de 73 anos, contou uma de suas histórias e o filho do senador, João Suplicy apresentou uma canção composta em homenagem à Picinguaba.

(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário