segunda-feira, 7 de maio de 2012

Ubatuba elabora Plano Municipal de Defesa Civil

Através de diversas reuniões entre os órgãos envolvidos, a Prefeitura de Ubatuba está elaborando o Plano Municipal de Defesa Civil. O documento tem como finalidade abordar detalhadamente todos os procedimentos que devem ser tomados em caso de situações emergenciais de qualquer espécie. Com o Plano, o poder público tem a possibilidade de planejar ações preventivas, corretivas e emergenciais, com o objetivo de proteger as comunidades, em parceria com os órgãos de segurança em atividade no município.

Na última sexta-feira, 27, foi realizada uma reunião entre o secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Rafael Ricardi Irineu e representantes da Polícia Militar, Polícia Ambiental, Salvamar, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal e Defesa Civil. O objetivo foi discutir o que é de responsabilidade de cada entidade e como estas procedem, dependendo do tipo de situação emergencial. O secretário de Segurança pediu aos presentes que preenchessem um questionário, informando a estrutura, a capacidade humana e de equipamentos para que estes sejam registrados e possam ser consultados com facilidade a qualquer momento.

Para a construção do Plano Municipal de Defesa Civil, foram formados diversos Grupos de Trabalhos (GTs) para que cada situação de emergência possa ser conduzida da melhor forma. Entre os GTs formados estão: Busca e Salvamento; Serviços Essenciais; Transporte e Logística; Riscos, Ameaças e Vulnerabilidades; Primeiros Socorros e Assistência Hospitalar, entre outros.

(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário