quarta-feira, 23 de maio de 2012

Merendeiras de escolas de Ubatuba recebem curso de manipulação da polpa de juçara

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Ubatuba, em parceria com a empresa Lavoro, responsável pela merenda nas escolas municipais, e o IPEMA – Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica, realizou no dia 27 de abril o curso de capacitação culinária para inclusão do suco da juçara na merenda escolar.

O curso foi ministrado pelo técnico Leonardo Celano Toscano de Britto, responsável pelo Projeto Juçara em Ubatuba. Entre os vários aspectos abordados no curso, destacaram-se o processo de coleta dos frutos, a extração da polpa e o plantio e conservação das palmeiras.

“Culinária Juçareira”

A nutricionista da Prefeitura de Ubatuba, Fernanda Saporito Rivellino, explicou e a importância da inclusão da polpa de juçara no cardápio das escolas do município. Durante a realização do curso houve degustação do suco da juçara. Os participantes receberam um exemplar do livro “Culinária Juçareira”, que deverá auxiliar a implantação do projeto nas escolas. A implantação será promovida através da empresa Lavoro, em conjunto com a Secretaria de Educação, para avaliar o índice de aceitação entre os alunos.

Para George Friederich A. de Azevedo, diretor administrativo da empresa Lavoro, tratando-se de alimentação escolar, a busca pela melhoria da qualidade deve ser permanentemente almejada. “No caso específico do Programa Juçara, além da melhoria, se ressalta a possibilidade de geração de renda para as comunidades locais, o que torna esse trabalho ainda mais importante”.

O Projeto Juçara, sob a coordenação do IPEMA, em parceria com a Akarui, vem atuando em Ubatuba, São Luiz do Paraitinga e Natividade da Serra.

(Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário