quinta-feira, 24 de maio de 2012

Festival da Mata Atlântica de Ubatuba será o primeiro evento do Brasil a receber certificação ambiental pela Green Company Dubai

O 3º Festival da Mata Atlântica de Ubatuba, que começa no próximo dia 25 de maio, será o primeiro evento do Brasil a receber o selo internacional de sustentabilidade ambiental oferecido pela renomada Green Company Dubai. Para receber este certificado, o gestor e curador ambiental do evento, Antonio Carlos Matarazzo explica que é necessário que sejam cumpridas diversas regras para minimizar o impacto ambiental das atividades. Entre estas regras estão a redução de resíduos destinados aos aterros sanitários, utilização de papéis reciclados ou certificados, uso de produtos de limpeza de baixo impacto ambiental, controle de emissão de poluentes, plantio de árvores referente ás emissões, coleta seletiva, entre outras.

“Estamos muito orgulhosos por recebermos este certificado, que prova nossa preocupação com a sustentabilidade. O Festival da Mata Atlântica é sem dúvidas um dos principais eventos do ano, que eleva o nome da nossa cidade e da preservação da nossa Mata Atlântica, unindo prefeitura, entidades ambientalistas e a rede de educação ao redor de uma causa tão nobre”, afirma o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar.

Seriedade do evento

A Green Company, empresa com sede em Dubai, nos Emirados Árabes, é a responsável pela curadoria de grandes eventos neutralizados e sustentáveis a nível nacional e internacional, como a Virada Cultural, o SWU e Skol Sensations e também pela certificação de empresas como Unilever, Case e Microsoft.

De acordo com o gestor ambiental e curador, Antonio Carlos Matarazzo, o Festival da Mata Atlântica de Ubatuba vai receber a curadoria graciosamente pela seriedade do evento. “Estamos oferecendo esta curadoria e o certificado porque a Green Company acredita no evento, no desenvolvimento dos trabalhos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e na seriedade das pessoas envolvidas. O aquecimento global é uma questão moral e somente as mudanças de hábitos serão capazes de minimizar isso. Este evento amplia o conceito desta mudança de hábitos, envolvendo poder público e a população. Vamos trabalhar de forma muito responsável, pois acredito que assim estou dando minha contribuição ao planeta”, disse Matarazzo, que esteve na Prefeitura de Ubatuba na última quarta-feira, 16, em reunião com a secretária de Meio Ambiente, Cristiane Gil e representantes de entidades parceiras do Festival.

Outros certificados

Além do certificado de sustentabilidade ambiental, a Green Company vai conferir ao Festival da Mata Atlântica outros três certificados: o Mercury Free, Cadion Free e Oil Fat Free. O Mercury Free atesta que o evento vai realizar o devido descarte de lâmpadas; o Cadion Free significa que será feito o devido descarte de pilhas, baterias e resíduos eletrônicos e o Oil Fat Free é para o recolhimento de gorduras saturadas, abrindo para o público a doação de óleo de cozinha usado, que será reaproveitado corretamente.

Programação do Festival

Considerado o maior evento em celebração à Mata Atlântica o 3º Festival da Mata Atlântica: Florestas, Rios e Mar começa dia 25 e segue até o dia 9 de junho com ampla programação. O principal objetivo é sensibilizar a comunidade, envolvendo-a na conscientização da importância do meio ambiente.

A realização do Festival da Mata Atlântica, que já virou parte do calendário oficial de eventos da cidade, conta com a participação de escolas, entidades ambientalistas, Parques Estaduais, Secretarias Municipais, entre outros parceiros, oferecendo uma ampla programação com cursos, palestras, caminhadas, oficinas, apresentações musicais, trilhas e muitas outras atrações. Confira a programação da primeira semana do Festival no site www.ubatuba.sp.gov.br.

(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário