quarta-feira, 9 de maio de 2012

Ubatuba mantém bons índices no combate à dengue

A equipe de combate à dengue em Ubatuba vem diversificando as frentes de trabalho e buscando um bom resultado na proteção da população. No mês de março foram realizadas palestras e apresentações de teatro em diversas escolas, onde além dos alunos, há um complemento da informação com os pais e um trabalho prático em campo, em que pais e alunos vivenciam as dificuldades do combate à dengue. Entre as escolas atendidas estão: Escola João Alexandre (Sesmarias), Escola Altimira S. Abirached (Itaguá), Escola Madre Glória (Ipiranguinha), Escola Olga Gil (Centro), Escola José Souza Simeão (Taquaral), Colégio Dominique, entre outras. As ações foram desenvolvidas pela equipe de informação, educação e comunicação do COEN (Controle de Endemias).

Outras ações

No Postinho de Saúde do Jardim Carolina, no mês de maio, todas as 5ª feiras a agente de controle de endemias e enfermeira, Flavia Regina, orienta os pacientes do grupo de hipertensos e diabéticos sobre os riscos da dengue, já que estes pacientes são do chamado grupo de risco. No dia 23 de março e no dia 4 de maio o COEN esteve presente na Escola Agostinho Alves da Silva (Lagoinha ) e na Escola Marina Salete ( Perequê- açu), onde além da orientação de casa em casa no bairro, uma equipe do manteve um estande com mostruário de todas as fases do mosquito, sua forma de proliferação, microscópio para as crianças visualizarem de forma real os ovos, as larvas e as pupas do mosquito Aedes aegypti.

“Podemos nos considerar vencedores da campanha deste ano. Queremos dividir com a população o bom resultado deste ano e agradecer pelo apoio. A parceria é infalível quando o poder público se une à população”, afirma o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar.

Números

De janeiro até o início deste mês foram registrados cinco casos confirmados, sendo três autóctones (contágio na própria cidade) e dois importados. Foram recebidas um total de 142 notificações de suspeitos, que vêm sendo descartadas laboratorialmente. Com a chegada do frio, a tendência é diminuir a proliferação do inseto e é neste momento que a população deve aproveitar e eliminar tudo que for inservível e o que for útil guardar em local coberto e sem água. O COEN informa que o município já será preparado para o próximo período de verão a partir de julho deste ano.

(Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário