terça-feira, 5 de julho de 2011

Astronauta brasileiro encanta platéia durante abertura de evento em Ubatuba.


A palestra de abertura da “1ª Semana de Astronomia Astronáutica da Escola Tancredo”, com o astronauta brasileiro Marcos Pontes, foi recheada de boas histórias de sua trajetória, desde a infância humilde em Bauru, no interior do Estado, até sua ida ao espaço, em março de 2006, quando inaugurou uma nova era para o Brasil no programa aeroespacial mundial.

Mas o que Marcos Pontes queria mesmo em sua palestra era mostrar, para a grande platéia atenta, formada na maioria por jovens estudantes, que a força de construir ou conseguir qualquer coisa está dentro de cada pessoa e só ela é capaz de acionar as chaves para realizar seus sonhos.

Primeiro sul americano a ir para o espaço, Marcos Pontes mostrou para o público que foi conferir sua palestra “Vivendo entre a terra e o espaço”, que é preciso tirar a poeira dos sonhos: “aquilo que você deseja, que você quer, precisa ser acalentado, pensado, planejado. Existe uma força de atração na natureza que funciona mesmo e as coisas acabam acontecendo. Então, cuidado com os seus pensamentos, a tendência é que eles se concretizem de fato”, brincou Pontes.

Educação

O astronauta brasileiro também destacou a importância da educação na vida das pessoas. “A profissão de professor, na minha opinião, é a mais importante de todas, pois sem ela, não existiriam as demais. O que vejo nesses encontros, como esse de Ubatuba, é que existem professores fazendo a diferença. Espero que daqui a 10 ou 20 anos, algum de vocês esteja trabalhando no programa espacial brasileiro, já que aqui está nascendo uma excelente base para isso, que é o projeto Ubatubasat. “Trata-se de uma experiência muito positiva, um exemplo que deveria ser seguido por outras escolas. Uma iniciativa fantástica”, reforçou.

Um dos momentos mais emocionantes da palestra foi quando o astronauta compartilhou com o público os sentimentos que teve ao olhar pela primeira vez para a terra, quando sua nave chegou à estação espacial. “Lembrei primeiro da minha mãe que me dizia sempre: ‘filho, se você estudar, trabalhar, se dedicar e fazer sempre mais do que as pessoas esperam de você, você vai conseguir realizar todos os seus sonhos’, e depois, percebi como somos insignificantes, pequenos, diante da imensidão do universo. Senti como se meu cordão umbilical com toda a minha vida terrena tivesse se rompido naquele momento e por fim, que existe algo muito maior que comanda todo o universo”, finalizou o astronauta, afirmando que sua crença em Deus não só se reafirmou depois dessa experiência, como foi muito ampliada.

Novas palestras

As palestras da “1ª Semana de Astronomia e Astronáutica da Escola Tancredo” prosseguem até quinta-feira, dia 7 e são abertas ao pública e gratuitas. Confira a programação:

Terça-feira, dia 5, o tema da palestra será Programa Brasileiro de Satélite, como pesquisador do INPE, Wilson Yamaguti.

Na quarta, dia 6, será a vez da equipe de alunos e professores que está desenvolvendo o satélite da escola Tancredo falar sobre o projeto UBATUBASAT.

Na quinta, dia 7, a palestra será lançamento de foguetes no Brasil, com Osvaldo Loureda.

Encontro Regional de Ensino de Astronomia

Juntamente com a Semana de Astronomia, também está acontecendo na escola Tancredo o XIX EREA (Encontro Regional de Ensino de Astronomia), uma iniciativa do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) com a OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia). O encontro visa a discussão e a importância da educação em astronomia, bem como a capacitação de professores.

(Fonte: Assessoria de Comunicação - PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário