segunda-feira, 4 de julho de 2011

Reunião do Codivap em Aparecida aborda temas diversos com prefeitos da região


O Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte (Codivap) realizou mais uma reunião nesta quinta-feira, 30, na cidade de Aparecida do Norte.

Cerca de quinze prefeituras estiveram representadas na reunião, que tratou de assuntos diversos, como a questão que envolve o Hospital Frei Galvão, em Guaratinguetá. O presidente do Conselho Municipal de Saúde de Guará, Ernani José da Silva, explanou sobre as dificuldades encontradas pelo hospital no atendimento de oncologia, assunto que foi debatido entre os presentes, que foram unânimes em ressaltar a importância do hospital para a região. “Sabemos da importância do Hospital Frei Galvão e da atuação da Frente Parlamentar, que tem sido essencial no sentido de lutar por melhorias”, disse o presidente do Codivap e prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar.

O deputado estadual Padre Afonso Lobato, presente à reunião, reiterou que o hospital é um excelente instrumento para atender o Vale e que pode chegar a ser, inclusive, um hospital regional. “Precisamos agora da ajuda do Codivap para atuar junto ao governador Geraldo Alckmin na busca de uma solução”, disse o deputado.

Região Metropolitana

Representando a Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano, o coordenador de articulação com os municípios, Humberto Carlos Parro, falou aos prefeitos sobre a possível criação da Região Metropolitana (RM). Assunto abordado por diversas vezes em reuniões anteriores, a criação da RM voltou a ser discutida pelos prefeitos do Codivap, que ainda pedem mais debates e aprofundamento do tema. “A prioridade da transformação em Região Metropolitana é o fortalecimento regional. Mas temos que levantar as especificidades de cada cidade, os problemas em comum e a partir daí decidir se o mais propício é a criação da RM ou a transformação em aglomeração urbana ou microrregião. Porém, esta não é uma decisão técnica, por isso enfatizo a necessidade de haver reuniões específicas sobre o tema”, disse Parro.

O presidente do Codivap concordou com a necessidade de se realizar uma nova reunião. “Realizamos mais uma discussão preliminar sobre o tema e vamos marcar uma nova reunião. Porém, vários prefeitos estiveram ausentes, mas deveriam participar para acompanhar o desenvolvimento da questão”, disse Eduardo Cesar.

O deputado Padre Afonso Lobato lembrou que a criação da RM vem sendo discutida há muitos anos. “Este é um assunto que vem sendo debatido há 10 anos e agora estamos sentindo a necessidade de popularizar o tema, levando para a população com uma linguagem informal e de fácil entendimento. Se a gente não acreditar que este será um instrumento bom para o planejamento e organização regional, não haverá força política suficiente para implantá-lo”.

Combate a incêndios

O comandante do 4º Sub-Grupamento de Bombeiros do Litoral Norte, José Eduardo Stanelis de Aquino falou a importância da aquisição dos equipamentos necessários para compor kits dos Corpos de Bombeiros para prevenção e combate a incêndios em coberturas vegetais em toda a região. “O Codivap tem feito um trabalho importante nesta área, tendo entregue ao Estado um pedido para a aquisição dos kits. Estamos preocupados com o meio ambiente e em reduzir o número de queimadas na região”, disse Stanelis.

A reunião do Codivap tratou ainda sobre os seguintes assuntos: a realização da Feira da Produção Associada ao Turismo do Vale do Paraíba; trabalhos do Codivap Turismo; iluminação pública, saneamento e dengue. O próximo encontro de prefeitos do Codivap deve acontecer no final de julho, em Canas.

(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário