quarta-feira, 20 de julho de 2011

Festival da Cultura Japonesa terá shows com cantores renomados


O público que for conferir a 4ª edição do Festival da Cultura Japonesa, que tem início nesta sexta-feira, 22, em Ubatuba, será brindado com uma programação cultural especial, que inclui cantores renomados, grupo premiado de taikô, teatro infantil, dança, além das delícias da gastronomia japonesa e das tendas com produtos orientais.

Entre as apresentações musicais, o destaque fica para a cantora japonesa Mariko Nakahira, sucesso reconhecido pela comunidade nikkei que vive no Brasil. Em várias turnês pelo Brasil, Mariko já até compôs uma musica em homenagem aos imigrantes japoneses e seus descendentes. Mariko é uma das poucas cantoras japonesas poliglotas - canta em inglês, italiano, francês, castelhano e português – mostrando em suas apresentações repertórios bem ecléticos, com a interpretação de músicas como “Garota de Ipanema”, “Mas que nada”, “Abraça-me” e em especial a versão japonesa de “Lua Branca”.

Outro destaque na área musical será o cantor Nobuhiro Hirata, um cantor nipo-brasileiro, nascido em Presidente Prudente que já foi campeão em todas as modalidades de concursos de karaokê dentro da comunidade nikkei no Brasil, desde quando começou a cantar, aos 6 anos. Foi campeão regional, paulista, brasileiro e até de min’yō (nesta modalidade chegou a ser consagrado entre os 20 melhores estrangeiros, feito inédito para um brasileiro). O seu forte são as músicas no estilo enka, que o consagrou. E foi campeão de um torneio internacional no Japão (ongakusai), em 2007, enfrentando 387 candidatos de todas as partes do mundo, inclusive do próprio Japão, quando recebeu o troféu das mãos do primeiro-ministro japonês Shinzo Abe.

Taikô, Judô, Kung fu e gastronomia

Também merece destaque na programação do Festival as apresentações de “Taikô”, grandes tambores japoneses usados para expressar sentimentos, como alegria, ira, tristeza ou prazer. Serão dois grupos, um de Taubaté e outro de Atibaia, que se apresentarão nos três dias do evento. O grupo de Atibaia, que se apresenta na sexta e no sábado, o Kawasuji Seiryu Daiko, já se apresentou no Japão depois de vencer, em 2005, o campeonato brasileiro de Taikô, na categoria Junior. Também acontecerão apresentações de danças folclóricas e populares, de teatro infantil, além de artes marciais, como judô e kung fu.

Durante os três dias do evento, uma grande tenda de alimentação estará servindo as delícias da culinária japonesa, entre elas, yakisoba, tempurá, sashimi, sushi, guioza, entre outros, além de aperitivos à base de saquê. A tenda, que 420 metros de área coberta, funcionará todos os dias da festa a partir das 18 horas.

O 4º Festival da Cultura da Japonesa é uma realização da Anibra- Associação Nipo Brasileira de Ubatuba, com apoio da Prefeitura de Ubatuba, Fundart, Sakura, Taiyo e Aciu.

Confira a programação e participe!

Dia 22 - sexta-feira

19h Abertura

19h30 Gaijim Sentai (música)

20h30 Taiko (Atibaia)

21h Nobuhiro Hirata (cantor)

22h Mariko Nakahira (cantora)

23h Fujita (cantor)

Dia 23 - sábado

19h Kung Fu

20h Taiko (Atibaia)

20h30 Judô

21h Gaijim Sentai (música

22h Nobuhiro Hirata (cantor)

23h Fujita (cantor)

Dia 24 - domingo

19h Mangusan Dance (dança)

19h30 Fujita (cantor)

20h30 Taiko (Taubaté)

21h30 Nobuhiro Hirata

22h30 Mariko Nakahira

(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário