terça-feira, 19 de julho de 2011

Conferência Municipal conta com participação popular e elenca prioridades na Saúde


Aconteceu na última sexta-feira, 15, com abertura realizada pelo prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, a VII Conferência Municipal de Saúde. O tema da Conferência neste ano foi “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social – Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro”.

Durante toda a tarde, a população teve a oportunidade de discutir sobre os problemas encontrados e elencar as prioridades a serem alcançadas para melhoria do setor no município. “É uma honra estar aqui hoje nesta ocasião em que a população vai poder discutir as melhorias que Ubatuba precisa realizar na saúde. Nossa intenção é justamente a participação popular e a transparência dos atos públicos. A saúde é uma área que sempre vai ter muita demanda, por isso atos como este são tão importantes para que a administração possa, através da população, conhecer melhor a realidade de cada região. Espero que a Conferência traga na prática as melhorias que aqui serão discutidas”, disse o prefeito, durante a abertura da Conferência. O prefeito parabenizou toda a equipe que trabalha na Saúde em Ubatuba e agradeceu a presença da população, que lotou a sala Washington de Oliveira da Câmara Municipal.

Após a realização da VII Conferência Municipal, o prefeito lembrou que a mesma foi realizada observando as diretrizes da Conferência Nacional de Saúde. “É de conhecimento público que existe hoje em dia na cidade um grupo de pessoas que não quer que a população seja ouvida e fica tentando anular atos públicos. Mas a Conferência foi realizada e não se pode anular a voz do povo. Acredito que há de prevalecer o que foi manifestado pela comunidade”, completou Eduardo Cesar.

Exercício de cidadania

Após a abertura, o secretário municipal de Saúde, Clingel Frota, realizou uma apresentação sobre as principais realizações e avanços conquistados nos últimos anos, tanto na Santa Casa como em diversos outros setores da saúde municipal. Em seguida, houve a palestra com a convidada Dra Rosa Maria Barros dos Santos, médica sanitarista e mestre em saúde pública pela USP.

Cumprindo todas as etapas da Conferência, também foram eleitos os delegados e após discussão em grupo, foram definidas dez prioridades sobre cada eixo proposto para que seja elaborado um plano de metas a ser atingido.

Antecedendo a Conferência, foram realizadas nos bairros seis pré-conferências para discutir primeiramente com a população de cada região do município suas principais necessidades.

“A Conferência Municipal de Saúde foi um grande exercício de cidadania, onde a população teve a oportunidade de manifestar seus anseios. Esta foi a primeira etapa de um processo que vai culminar na Conferência Nacional de Saúde, em que constarão as nossas prioridades na área da saúde. Desta forma, podemos então, apresentar às outras esferas de governo a realidade de Ubatuba e requisitar investimentos no setor”, concluiu Eduardo Cesar.

(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário