segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Com ações ambientais, Ubatuba recebe o Brasil Surf Pro entre os dias 21 e 25 de setembro

Com apoio da Prefeitura de Ubatuba, vai acontecer entre os dias 21 e 25 de setembro, na praia de Itamambuca, mais uma etapa do Brasil Surf Pro (BSP), com os principais surfistas do Brasil no maior e mais importante campeonato do país.

Mais uma vez, o BSP faz a sua parte para o planeta com a Plataforma Petrobras Surf Pelas Florestas no Litoral Norte paulista. As atividades também acontecerão na praia de Itamambuca e em comunidades da região norte do município, entre os dias 20 e 25 de setembro.

A Petrobras Surf Pelas Florestas terá espaços de conhecimento e integração, palestras, visitas às escolas com equipe pedagógica, celebração do Dia da Árvore, com mutirão de plantio, expedição, além da soltura de tartarugas. As atividades possibilitam à comunidade, lideranças socioambientais locais, público e até os surfistas, ter uma convivência com a cultura de sustentabilidade, através de ações de engajamento e conhecimento dos bons exemplos socioambientais na região. Em Ubatuba, a Petrobras Surf Pelas Florestas será realizada em parceria com o Plano de Gestão Ambiental de Itamambuca - PGA, IPEMA, Projeto Tamar- ICMBio, AUS e a Prefeitura Municipal da Ubatuba.

“As belezas naturais de Ubatuba e o cenário espetacular do local do campeonato na praia da Itamambuca nos inspirou muito quando desenvolvemos o projeto Petrobras Surf Pelas Florestas. Com a maior cobertura florestal do país (90%) e uma comunidade ambiental muito engajada de ONG's, projetos e ambientalistas, o município da Ubatuba mostrou os melhores resultados de continuidade das iniciativas realizadas nesta etapa ano passado”, comenta o gerente de sustentabilidade do BSP, Glenn Suba.

O Projeto Juçara é um dos focos desse evento, iniciativa importante da região que conta com patrocínio do Programa Ambiental da Petrobras. Gestor do projeto, IPEMA (Instituto de Permacultura da Mata Atlântica), junto com as comunidades da região e a ONG Akarui, desenvolveram uma técnica para extrair do fruto da palmeira Juçara uma polpa com propriedades similares ao açaí, que vem fazendo muito sucesso. Esta renda complementar resultante do manejo do fruto, aliada ao programa de repovoamento da espécie, tem objetivo de retirar a palmeira juçara da lista das espécies em risco de extinção.

Os espaços Petrobras Surf Pelas Florestas e Ubatuba Sustentável contam com projetos, Instituições e ONG’s em destaque na região como o Projeto Juçara, PGA - Programa de Gestão Ambiental de Itamambuca, Projeto TAMAR Ubatuba, IPEMA, Parque Estadual Serra Mar, APA Marinha-LN, CBH-LN, PEIA, APPRU, ASSU, Ubatuba Birds, AUS, Escola Zecão de Surfe e Prefeitura de Ubatuba que terão espaço para apresentar seus trabalhos durante a competição e participarão do cronograma das ações ao longo dos seis dias.

Campeonato de surfe sustentável

“Parabenizamos a postura dos organizadores do Brasil Surf Pro, que mais uma vez demonstraram preocupação e engajamento com as questões ambientais deste evento. Temos certeza de que esta união de esforços irá garantir a realização de mais um campeonato de surfe sustentável em Ubatuba, com um perfil ecologicamente correto e socialmente responsável”, reforçou Cristiane Gil, assessora de Projetos Ambientais e Eventos Sustentáveis do município, que vem acompanhando e colaborando com este plano ambiental do Brasil Surf Pro em Ubatuba nos últimos dois anos.

O programa Petrobras Surf Pelas Florestas conta com apoio do Ministério do Meio Ambiente, que entendeu a importância desse trabalho de sensibilização durante o Ano Internacional das Florestas (declarado pelo ONU). Em homenagem às florestas brasileiras será realizado doação de mudas da Palmeira Juçara através dos totens “Adote-Me” localizados no espaço.

(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU/BPS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário