terça-feira, 20 de setembro de 2011

Eduardo Cesar participa do lançamento da rota “Passos dos Jesuítas – Caminhos de Anchieta”


O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, esteve em Peruíbe no último dia 14 de setembro, onde participou, juntamente com o governador Geraldo Alckmin, do lançamento da primeira ação do Projeto Caminha São Paulo: a rota “Passos dos Jesuítas – Caminhos de Anchieta”, que vai ser encerrada em Ubatuba.

A rota, inspirada nos trechos percorridos pelos jesuítas na segunda metade do século XVI, é um caminho de peregrinação e contemplação pelo litoral paulista que vai de Peruíbe a Ubatuba, envolvendo 360 km. O destaque fica para o poeta, professor e historiador José de Anchieta, que foi interpretado pelo ator Nuno Leal Maia em um ato teatral que marcou o evento. Também esteve presente o casal de atores Bruna Lombardi e Carlos Alberto Riccelli.

“Eu diria que é um momento muito importante para a Educação, para a Cultura, para fortalecer a nossa história, que está intimamente ligada à presença dos jesuítas, em especial do padre Anchieta, que celebrou a Paz de Iperoig, que foi a paz entre índios e os portugueses. Então aqui está toda a nossa história. Começa com Anchieta, mas são os passos dos jesuítas, como teremos os passos dos Bandeirantes”, afirmou o governador Geraldo Alckmin.
O prefeito de Ubatuba discursou durante o evento, ressaltando a importância do Governo do Estado para a valorização turística das cidades. “Agradeço o governador pelo fortalecimento desse setor tão importante para o Estado e sem dúvida ainda mais importante para a nossa região, que é o turismo. A escolha para a pasta de um deputado que também já governou por duas gestões um município turístico fez com que hoje a Secretaria Estadual de Turismo de fato existisse e em pouco tempo mostrasse resultados surpreendentemente positivos”, disse Eduardo Cesar.

Uma redescoberta do litoral

“O Passos dos Jesuítas é uma redescoberta do litoral paulista e suas belezas. Todos os municípios participantes já estão se sensibilizando para aumentar seus produtos turísticos e atrair cada vez mais visitantes. É um incentivo à hotelaria, ao comercio e à integração da região do litoral como um todo”, disse o secretário estadual de Turismo, Márcio França.
O caminho possui uma rota alternativa, que começa em Cubatão, e diversas outras naturais que permitem ao turista conhecer diversos pontos históricos da região. Tudo sempre indicado por placas e avisos, que permitem que o visitante faça seu passeio ou sua peregrinação com segurança e precisão.

Em Ubatuba também haverá uma encenação para marcar a data histórica da Paz de Iperoig. O espetáculo deve contar com cerca de 300 atores que encenarão o estabelecimento da paz entre índios e colonizadores, que aconteceu em Ubatuba no ano de 1563. O palco será a Praça de Eventos da Avenida Iperoig.

Os ensaios já estão acontecendo e quem tiver interesse em participar, procurar a Secretaria de Turismo ou a Escola Tancredo Neves.

(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário