terça-feira, 13 de setembro de 2011

Ubatuba terá apresentação teatral para celebrar a Paz de Iperoig


Para comemorar uma das datas mais importantes para o município, Ubatuba vai receber no dia 30 de setembro e 1 de outubro uma grande encenação para lembrar o primeiro tratado das Américas: a Paz de Iperoig. A encenação teatral em Ubatuba será o encerramento da rota “Passos dos Jesuítas – Caminhos de Anchieta”, que terá início no dia 14 de setembro, em Peruíbe.

O espetáculo deve contar com cerca de 300 atores que encenarão o estabelecimento da paz entre índios e colonizadores, que aconteceu em Ubatuba no ano de 1563. O palco será a Praça de Eventos da Avenida Iperoig.

O diretor do espetáculo, Luigi Moraes, acompanhado do ator e diretor Zé Marx, esteve em Ubatuba no final da última semana para realizar um treinamento com os figurantes. Luigi conta que, após visita à Escola Municipal Tancredo Neves, a equipe responsável pela montagem do espetáculo conseguiu a inscrição de cerca de 150 pessoas para participar da encenação. “Conseguimos unir um ótimo material humano com a visita à Escola Tancredo. Mas precisamos do apoio de todos para construir este espetáculo. Muitos pais de alunos e professores se inscreveram, o que está sendo muito bacana, pois se trata de uma ação de cidadania, trazendo a família para participar de um espetáculo teatral que conta a história da cidade. Mas ainda precisamos de mais pessoas, pois queremos atingir o número de 300 integrantes”, disse Luigi, que já realiza o espetáculo há 30 anos em São Vicente e pretende trazer para Ubatuba a experiência adquirida lá.

No local do espetáculo será montada uma arquibancada para quatro mil pessoas. A encenação vai contar com iluminação, sonoplastia, elementos cenográficos e cerca de 30 pessoas trabalhando na parte técnica. “É importante frisar que todos são voluntários e o voluntariado também é um exercício de cidadania”, completou o diretor.

“Vamos fazer um espetáculo inesquecível. Agradecemos o Governo do Estado pela parceria e esperamos que esta data fique guardada na memória do povo de Ubatuba como a primeira vez em que a cidade celebra com uma encenação este ato tão significativo, que foi a Paz de Iperoig”, considerou o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar.

Jogos de teatro

Na última sexta-feira, 9, Luigi Moraes e Zé Marx uniram os alunos da Escola Tancredo que se inscreveram para participar da peça no Calçadão da Avenida Dona Maria Alves. A intenção foi realizar uma série de jogos de teatro para treinar a expressão corporal e a desinibição, quebrando a timidez. No sábado e no domingo, os treinos continuaram na Escola Tancredo Neves, com os alunos, pais e professores envolvidos, além de índios da Aldeia Boa Vista.

Caminho contemplativo, valorizando o potencial turístico

O projeto do Governo do Estado “Passos dos Jesuítas – Caminhos de Anchieta” é um projeto turístico que inclui um caminho contemplativo, cumprido a pé, que reproduz parte das rotas percorridas pelos jesuítas, sobretudo na metade do século XVI, no litoral de São Paulo. O objetivo é valorizar a questão histórica que envolve as cidades do litoral paulista, utilizando a peregrinação como meio para sensibilização do potencial turístico de cada um dos municípios envolvidos.

A peregrinação parte de Peruíbe, no dia 14 de setembro, com direção a Ubatuba, contando com a participação do ator Nuno Leal Maia, em 360 km pelo litoral paulista, percorrendo cerca de 25 km por dia.

De acordo com Luigi Moraes, em Ubatuba o espetáculo ainda terá mais um enfoque: o fim da “Maldição de Cunhambebe”, lenda ubatubense que envolve um índio chamado Cunhambebe. “Queremos trazer a força do índio, com um olhar diferenciado, sem divisões de raça, como se estivéssemos celebrando o segundo tratado de paz das Américas”, conta o diretor.

Quem quiser participar do espetáculo, deve entrar em contato com a Secretaria de Turismo, no prédio onde funcionava a Câmara Municipal, na Avenida Iperoig.

(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário