sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Encerramento do Fórum de Políticas Públicas conta com palestras sobre segurança, assistência social e prevenção às drogas



Na última noite do I Fórum de Políticas Públicas, evento realizado pela Prefeitura de Ubatuba, os temas abordados foram segurança pública, assistência social e prevenção às drogas. O chefe de gabinete da prefeitura, Délcio Sato, abriu a última etapa do Fórum agradecendo a presença maciça da população nos três dias de evento e ressaltando novamente a união entre poder público e sociedade civil. “Não estivemos aqui nestas três noites apenas escutando palestras, mas sim discutindo assuntos importantes para Ubatuba. Espero que possamos somar as forças e fazer com que as questões aqui discutidas tenham o devido encaminhamento, pois juntos podemos fazer uma cidade cada vez melhor”, afirmou Sato.

Drogas e segurança

A primeira palestra da noite foi com o coordenador de políticas públicas sobre drogas, da Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania, Dr Luiz Alberto Chaves de Oliveira (Laco). O palestrante enalteceu a iniciativa da prefeitura na realização do fórum e disse que só é possível construir uma cidade melhor com a efetiva participação da população. Em sua palestra, Dr Laco, como é conhecido, falou sobre a redução da oferta e demanda de drogas lícitas e ilícitas, destacando o fato de o álcool ser a droga mais perigosa, segundo dados da Organização Mundial de Saúde, antes mesmo da heroína e do crack. Prevenção, tratamento e reinserção social foram outros aspectos abordados na palestra sobre drogas.

Para falar sobre segurança pública, o palestrante foi o delegado seccional do Litoral Norte, Múcio Alvarenga, que atua há 27 anos da polícia. Alvarenga também falou sobre a importância da participação da sociedade no trabalho conjunto com as ações policiais e da união das cidades do Litoral Norte para a busca da solução dos problemas de criminalidade na região.

Desenvolvimento Social

Representando a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciências e Tecnologia, o coordenador de ensino tecnológico e profissionalizante, Juan Carlos Dan Sanchez falou sobre as missões da Secretaria, sobre o Programa Via Rápida Emprego e capacitação de pessoas que estão na busca de uma vaga no mercado de trabalho.

A última palestra da noite foi com o representante da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Ernesto Masselani Neto, que falou sobre repasse de recursos aos municípios e programas da Secretaria, como o Bom Prato, o Viva Leite, assistência aos idosos e inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade social. “A mobilização da sociedade é fundamental para alcançarmos nossos objetivos, é a proximidade com a população que nos traz a realidade das necessidades e norteiam as ações do poder público”, disse Ernesto Masselani Neto, encerrando o ciclo de palestras do I Fórum de Políticas Públicas de Ubatuba.

Ao final do evento, o chefe de gabinete Délcio Sato anunciou a realização de uma conferência sobre turismo e cultura, que deverá acontecer no próximo mês em Ubatuba. Sato também garantiu que a população em breve terá um retorno sobre as questões discutidas no Fórum.

(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário