quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Prefeito Eduardo Cesar busca em Sorocaba exemplos para melhorias no sistema cicloviário de Ubatuba


O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, esteve na cidade de Sorocaba na última terça-feira, 30, em uma visita que teve como objetivo a troca de experiências com relação ao sistema cicloviário das duas cidades. Sorocaba é tida como exemplo, não só no Estado de São Paulo, mas em todo o país, possuindo 78km de ciclovias e um amplo programa de incentivo ao uso da bicicleta.

Eduardo Cesar foi recebido pelo prefeito de Sorocada, Vitor Lippi, que, em seu segundo mandato à frente do Executivo, conseguiu implantar em seu município um dos programas cicloviários mais eficazes e reconhecidos de toda a América Latina. “Fomos muito bem recebidos pelo prefeito Vitor Lippi e pelo seu vice, José Ailton Ribeiro. Tivemos a oportunidade de conhecer de perto as ciclovias de Sorocaba, nas quais podemos nos espelhar para uma melhoria do nosso sistema cicloviário. Por ser uma cidade de grande porte, Sorocaba possui particularidades bem diferentes das nossas, mas certamente podemos tirar bons exemplos e adaptá-los à nossa realidade”, explicou o prefeito de Ubatuba.

Durante a visita, Eduardo Cesar teve a oportunidade de conhecer a estrutura da Urbes (Empresa de Desenvolvimento Urbano e Social de Sorocaba), acompanhado pelo presidente da mesma e secretário de Trânsito e Transporte, Renato Gianolla. O prefeito de Ubatuba explicou a necessidade que o município possui de ter um sistema cicloviário eficiente, por ser uma das cidades brasileiras com maior número de bicicletas por habitante. “Em Ubatuba já temos cerca de 40 km de faixas exclusivas para o tráfego de ciclistas e até 2012 queremos ampliar em mais 30 km o nosso sistema cicloviário. Viemos buscar em Sorocaba formas de usarmos o exemplo bem sucedido da atual administração para melhorar a nossa estrutura de ciclovias e ciclofaixas”, disse Eduardo Cesar.

Troca de experiências

O prefeito de Sorocaba se colocou a disposição do município e enalteceu o fato de além do grande número de ciclistas, Ubatuba possuir um também forte apelo para o uso de bicicletas. “Em Ubatuba, andar de bicicleta se torna ainda mais agradável, pelas belezas naturais e por ser em boa parte um município plano. Queremos contribuir no que for possível para a melhoria do sistema cicloviário de Ubatuba, nos colocando a disposição para a troca de informações e experiências neste sentido”, disse Vitor Lippi, que também convidou o prefeito Eduardo Cesar a participar do 6º Encontro da CRA (Ciclovias Recreativas das Américas), que vai acontecer em novembro, na Colômbia, onde Sorocaba será a única representante brasileira.

Em Sorocaba, a prefeitura implantou o programa “Pedala Sorocaba”, que engloba diversos projetos, como o “Bicicleta Pública” (que disponibiliza bicicletas gratuitamente para o uso dos munícipes durante duas horas), passeios noturnos, escolinhas de ciclismo, entre outros. O prefeito Eduardo Cesar ficou bastante satisfeito e animado para implantar em Ubatuba um programa nos moldes do que existe em Sorocaba. “Também pretendemos lançar um grande programa de incentivo ao uso de bicicleta como meio de transporte, com atividades diversas, nos moldes do que já existe em Sorocada. E tivemos, junto ao prefeito Vitor Lippi, que é um dos melhores prefeitos do Estado de São Paulo e uma promessa da política nacional, todo o apoio para que isso se concretize”, completou Eduardo Cesar.

Durante a visita, o prefeito de Ubatuba também foi acompanhado pelo diretor de Transportes de Sorocada, Celso Bersi, pelo assessor técnico da Urbes, José Carlos de Almeida e pelo gerente de Fiscalização de Transportes, Marlon Lopes de Moraes, que já foi chefe da Coordenadoria de Trânsito em Ubatuba.

(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário