quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Dia da Árvore em Ubatuba é comemorado com diversas atividades e sela novas parcerias


Em comemoração ao Dia da Árvore, autoridades e representantes de ONG’s do município, realizaram o plantio que inaugurou o primeiro projeto de restauração de área verde que compõe Programa de Restauração e Manejo Ecológico das Áreas Verdes de Itamambuca. Trata-se de uma iniciativa da Associação Amigos de Itamambuca (SAI), orientado e monitorado tecnicamente pela empresa de consultoria ambiental Agrodrop. O Programa, que foi lançado no começo de setembro, busca a estruturação de um sistema de conservação do patrimônio ambiental verde de Itamambuca, que tem como base de estudo um diagnóstico de 130.000 m² de áreas de preservação do local, onde mostra que a cobertura vegetal de mais de 90% dessas áreas encontram-se severamente degradadas (degradação média a alta).

Participaram do plantio o chefe do gabinete da Prefeitura, Délcio Sato, o secretário de Obras, José Roberto Junior, a coordenadora de Projetos Ambientais, representando a Secretaria de Educação, Cristiane Gil, Farid Nassar Jr., Fernando Novaes e Luciana Reze Bernardi representando a Secretaria do Meio Ambiente, Glen Suba da Brasil1 - BSP, Marcos Siqueira, representando a Petrobras, Rodrigo Montoni do Ministério do Meio Ambiente, Christianne Bragatto, representando a Agrodrop, além de Marcio José dos Santos do CBH-LN e PGA Itamambuca.

“Esta parceria entre o Brasil Surf Pro, PGA e Prefeitura de Ubatuba torna realidade metas e ações que também vêm sendo discutidas em nossa bacia. O piloto lançado hoje é uma prova que a parceria tende a ser perfeita e duradoura. A idéia é sensibilizar organizadores de eventos e empresários sobre a possibilidade de adoção das demais áreas para reflorestamento”, comenta Marcio José dos Santos, coordenador do PGA.

O chefe de gabinete, Délcio Sato, falou sobre a importância da preservação do meio ambiente: “temos que estar sempre preocupados em deixar para nossos filhos e netos um ambiente preservado como é o nosso hoje em dia. E só podemos garantir esse futuro sustentável com ações efetivas no presente”.

Outras ações

O Petrobras Surfe Pelas Florestas realizou um plantio de 70 mudas de árvores em uma área de reflorestamento no bairro de Itamambuca, onde o evento ocorreu. Esta ação foi realizada em parceria com a Escola Municipal Professor Honor Figueira, envolvendo cerca de 150 alunos e educadores, além da SAI (Associação de Amigos de Itamambuca), SAMITA (Associação de Amigos e Moradores de Itamambuca) do PGA (Plano de Gestão Ambiental de Itamambuca) e Prefeitura.

A equipe de Educação Ambiental do Programa Petrobras Surfe Pelas Florestas, visitou três escolas municipais da região norte de Ubatuba, incluindo a comunidade quilombola do Camburi e a Vila de Picinguaba, levando diversas atividades pedagógicas, ensinando de forma lúdica sobre a importância da preservação da fauna e flora das florestas e ambientes marinhos. Além dessas atividades, cada escola também realizou o plantio de diversas mudas de árvores nativas, no entorno das escolas, incluindo a palmeira Juçara, espécie que dá o nome a um projeto ambiental do município que também esteve presente nesta ação, auxiliando no plantio e falando da importância desta árvore na nossa região. “Esta é uma oportunidade que sela mais uma parceria entre Plano de Gestão Ambiental de Itamambuca, Brasil Surf Pro, Associação Amigos de Itamambuca, Associação de Amigos e Moradores de Itamambuca, Prefeitura de Ubatuba, entre outros e contou com o apoio da ELEKTRO, mostrando que estamos no caminho certo. O meio ambiente é responsabilidade de todos nós e esta parceria mostra que, juntos, podemos fazer mais e melhor para Ubatuba” conclui Cristiane Gil coordenadora de Projetos Ambientais e Eventos Sustentáveis da PMU.

No sábado, 24, foi oferecido pela Padaria Integrale um “café da manhã sustentável”, também como parte das atividades do Petrobras Surfe Pelas Florestas. Mais uma vez, o chefe de gabinete Délcio Sato e secretários municipais compareceram para prestigiar a confraternização, que reuniu os colaboradores e parceiros envolvidos nas ações que aconteceram paralelamente ao campeonato. No domingo, último dia do Brasil Surf Pro, o Projeto Tamar realizou soltura de tartarugas como encerramento das atividades.

(Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário