sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social acontece em Ubatuba na próxima semana

Acontece na próxima semana, nos dias 2 e 3 de fevereiro, em Ubatuba, a 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social. O evento será realizado com os objetivos principais de debater e propor ações da sociedade civil no acompanhamento e controle da gestão pública e fortalecer a interação entre sociedade e governo, além de propor mecanismos de transparência e acesso a informações e dados públicos e medidas de prevenção e combate à corrupção que envolvam o trabalho de governos, empresas e sociedade civil.

A população em geral que deseja participar do evento, poderá se inscrever no Calçadão da Avenida D. Maria Alves, no próximo dia 31, a partir das 9h, na tenda especialmente montada para esta finalidade. Também serão aceitas as inscrições feitas no próprio evento, no dia 2 de fevereiro, das 18h às 20h.

“Queremos contar com uma ampla participação da população. Ubatuba continua aprimorando a participação da população no governo municipal e com a realização deste evento, a transparência e a capacitação do cidadão para exercer melhor a sua cidadania serão intensificadas Quem acompanha as atividades do poder público tem maior controle sobre como e onde está sendo gasto seu dinheiro pago em impostos”, avaliou Délcio Sato, chefe de gabinete da Prefeitura de Ubatuba e presidente da Conferência.

A 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social será realizada na Escola Municipal Padre José de Anchieta, na Rua Amazonas, 595, Sumaré.

Programação

No dia 2, o evento se inicia às 18h, com o credenciamento, seguido da cerimônia de abertura e palestras. Já no dia 3, as atividades começam pela manhã, às 9h, com a formação dos grupos que discutirão os quatro eixos temáticos seguintes: I – promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos; II – mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para controle da gestão pública; III – a atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle e IV – diretrizes para prevenção e combate à corrupção. As prioridades eleitas serão encaminhadas ao Governo do Estado, em abril e posteriormente ao Governo Federal para discussão.

Confira a programação completa:

Dia 2/02/12

18h – Credenciamento.

19h – Cerimônia de Abertura.

19h30 – Palestra: Promoção da Transparência Pública e Acesso a Informação e Dados Públicos, com Alessandro Terra Palhares – Assessor de Tecnologia e Informação da Prefeitura Municipal de Ubatuba

20h – Palestra: Mecanismos de Controle Social, engajamento e Capacitação da Sociedade para o Controle da Gestão Pública, com Mohamed Hamadan el Ali, diretor do CONSEG – Conselho de Segurança Pública

20h30– Palestra: Diretrizes para a Prevenção e Combate à Corrupção, com Dr. Thiago Penha, Presidente da OAB de Ubatuba

21h– Palestra: A Atuação dos Conselhos de Pólíticas Públicas Como Instâncias de Controle, com Luis Claudinei Salgado - Secretário Municipal de Cidadania e Desenvolvimento Social

Dia 3/02/2012

9h – Recepção e identificação dos grupos temáticos.

9h30 às 12h – Oficina de elaboração e priorização de propostas dos grupos temáticos

14h às 18 h – Votação em plenária

(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário