quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Ubatuba realiza em fevereiro a 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social


A Prefeitura de Ubatuba vai realizar nos dias 2 e 3 de fevereiro a 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social. O evento marca o início de um grande trabalho da atual administração no sentido de oferecer ao cidadão ainda mais informações sobre os atos públicos. O objetivo é promover a transparência e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático.

Toda a população está convidada a participar da Conferência, que será dividida em duas etapas: na quinta-feira, 2, haverá um ciclo de palestras para que os participantes nivelem seus conhecimentos sobre os quatro eixos a serem discutidos e na sexta-feira, 3, será realizado o trabalho em grupos para propor e deliberar as prioridades finalizando com a votação em plenária das proposta de cada eixo.

Os quatro eixos que serão discutidos durante a Conferência serão: I – promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos; II – mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para controle da gestão pública; III – a atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle e IV – diretrizes para prevenção e combate à corrupção. As prioridades eleitas serão encaminhadas ao Governo do Estado, em abril e posteriormente ao Governo Federal para discussão.

De acordo com o chefe de gabinete da Prefeitura de Ubatuba, Délcio Sato, “Ubatuba continua aprimorando a participação da população no governo municipal. Com a realização deste evento, a transparência e a capacitação do cidadão para exercer melhor a sua cidadania serão intensificadas. Acredito ser de total importância que o cidadão acompanhe onde está sendo gasto o dinheiro público”.

A 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social acontece a partir das 19h, na Escola Municipal Padre Anchieta. O cadastramento das pessoas interessadas em participar da votação que vai eleger as prioridades do município a serem encaminhadas ao Estado acontecerá no dia 2 de fevereiro das 18h às 20h.

(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário