segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Prefeitura de Ubatuba apresenta projeto de regularização da Ilha dos Pescadores


Representantes dos pescadores locais e de moradores da Ilha dos Pescadores puderam apreciar nesta quinta-feira, 26, o projeto de regularização do local, apresentado pelo secretário de Cidadania e Desenvolvimento Social, Claudinei Salgado.
Para a elaboração do projeto, foram realizados o levantamento topográfico cadastral e diversas reuniões com a comunidade para definir como seriam feitos os trabalhos.

No final de 2011, em reunião com cerca de 70 moradores da Ilha dos Pescadores, foi apresentada uma primeira proposta, que sofreu alterações sugeridas pela própria comunidade. Foi justamente este projeto final que os representantes tiveram a oportunidade de conhecer nesta semana.

O projeto para a Ilha dos Pescadores não contempla apenas a regularização urbanística e fundiária, mas pretende também transformar o local em um espaço muito melhor para que o pescador exerça suas atividades e more com mais dignidade. Estão previstas iluminação, arborização, saneamento ambiental, recuperação de área de preservação permanente remanescente, além de instalação de infraestrutura para atendimento à comunidade, como quadra poliesportiva, praça de lazer com chafariz e monumento ao pescador, ampliação da área de desembarque (píer) e também da sede da Colônia de Pescadores Z-10.
A obra deve atender ainda a demanda turística, oferecendo um espaço mais adequado para receber os visitantes e moradores locais que vão ao Mercado de Peixes adquirir seus produtos. Ao final da reunião, todos os presentes votaram a favor do projeto apresentado pela prefeitura.

De acordo com a Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social, agora a proposta será encaminhada para análise do Ministério Público do Estado de São Paulo, a fim de possibilitar o consenso entre os demais órgãos envolvidos e desta forma o projeto ser colocado em prática o mais breve possível.

A reunião contou com a participação do chefe de gabinete, Délcio Sato, do vice-prefeito, Rui Teixeira Leite, da secretária de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Valéria Gelli, da secretária de Meio Ambiente, Cristiane Gil e do assessor de Planejamento, René Nakaya.

(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário