quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Prefeitura de Ubatuba e Projeto Blablablá Posithivo apoiam realização de peça teatral em Caraguá


A coordenadora do Projeto Blábláblá Posithivo, Silmara Retti, esteve na última semana, acompanhada pela jornalista, apresentadora, produtora cultural e ativista do movimento sobre Aids, Roseli Tardelli, em reunião com o chefe de gabinete da Prefeitura de Ubatuba, Délcio Sato.

O objetivo do encontro era divulgar e pedir apoio para a peça teatral “Depois Daquela Viagem”, que terá apresentações gratuitas no Teatro Mário Covas, em Caraguatatuba, em fevereiro. A peça, dirigida por Abigail Wimer e produzida por Roseli Tardelli, estreou em outubro do ano passado no Teatro do Sesc Consolação, em São Paulo e recebeu elogios da crítica, já tendo sido vista por mais de 4 mil pessoas.

O espetáculo conta a história de Valéria Polizzi, que escreveu sobre sua trajetória. O livro “Depois Daquela Viagem” foi editado em 1997 pela editora Ática e já vendeu mais de 300 mil exemplares.Valéria contraiu o HIV em relação desprotegida com seu primeiro namorado aos dezesseis anos.

Para a diretora de produção da montagem e editora executiva da Agência de Notícias da Aids, Roseli Tardelli, “o espetáculo segue cumprindo o papel de levar a mensagem de prevenção para todos em diferentes lugares, e respeito, solidariedade e cidadania para com as pessoas infectadas com o HIV".

Dois ônibus sairão de Ubatuba

O espetáculo, que conta com 14 jovens atores no elenco, terá duas apresentações gratuitas nos dias 9 e 10 de fevereiro, às 20h. A peça foi viabilizada no Litoral Norte com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura por meio da Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias, com o apoio da Prefeitura de Caraguatatuba, da Qualicorp, da Anglo American, do Senac, da Ong Blablablá Posithivo e da Fazenda Marafunda. Já a Prefeitura de Ubatuba vai disponibilizar gratuitamente dois ônibus (um em cada noite) para transporte das pessoas interessadas em ver a peça.

“A Secretaria acredita que uma das principais ferramentas para disseminar informações é a cultura, por isso a parceria para a apresentação da peça ‘Depois Daquela Viagem’. Queremos levar aos jovens informações de prevenção sobre doenças sexualmente transmissíveis e HIV”, disse o assessor para Gêneros e Etnias, Cássio Rodrigo.
Segundo Cássio, a ação torna-se ainda mais importante porque vai acontecer na semana anterior ao Carnaval. “Nesse período os jovens ficam mais vulneráveis às DST”.

Esta é a primeira vez que o livro de Valéria Piassa Polizzi é adaptado para o teatro. Cenário e figurino são assinados por Márcio Medina e a iluminação foi feita por Domingos Quintiliano.
Sobre ter seu livro adaptado para o teatro, Valéria relata: ”É gratificante saber que minha história, 13 anos depois de o livro ter sido publicado, continua ajudando a tratar da temática da aids, do preconceito e da adolescência".
Ao se falar de preconceito, a idéia fundamental do espetáculo é abordar a tolerância. Com relação ao HIV, a peça é um alerta para que os jovens não se exponham em relações sem camisinha.
Quem quiser ver o espetáculo aproveitando a disponibilidade dos ônibus cedidos pela Prefeitura de Ubatuba, pode reservar seu lugar com Silmara, pelo telefone (12) 9150-3448.

(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário