segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Prefeitura de Ubatuba estuda apoio à troca de sacolas plásticas nos supermercados da cidade


O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, juntamente com a secretária municipal de Meio Ambiente, Cristiane Gil, esteve reunido na última semana com gestor da campanha “Vamos Tirar o Brasil do Sufoco”, Thiago Pietrobon. A campanha, que está sendo realizada pela APAS (Associação Paulista de Supermercados) e pelo Governo do Estado de São Paulo, tem como objetivo conscientizar a sociedade quanto aos impactos sociais e ambientais do consumo exagerado de sacolinhas descartáveis.
Durante a reunião, o prefeito se colocou à disposição para oferecer todo o apoio necessário para que Ubatuba também faça parte desta campanha. “Ofereço todo o meu apoio e comprometimento para dar andamento a este projeto de troca das sacolinhas plásticas pelas retornáveis em Ubatuba. Somos uma cidade que tem uma forte conotação ambiental e participar de uma campanha como esta vai ao encontro de toda a nossa política sustentável que estamos aplicando no município”, considerou Eduardo Cesar.

O gestor da campanha “Vamos Tirar o Brasil do Sufoco” esclareceu como funciona o processo de troca das sacolinhas e em Ubatuba ocorrerá uma reunião com os proprietários de supermercados, quando será explicada toda a metodologia da campanha. A adesão é voluntária. “Já temos mais de cem municípios que aderiram à campanha e as cidades do litoral são as que mais sofrem com os impactos das sacolinhas no meio ambiente”, explicou Thiago Pietrobon.

A campanha contabiliza atualmente a marca de 600 mil sacolas reutilizáveis e a retirada de 264 milhões de sacolinhas descartáveis do meio ambiente. Em Ubatuba, estima-se que cerca de 4,7 milhões de sacolinhas são distribuídas por mês, apenas para os moradores, sem contar com as que são oferecidas a visitantes durante a temporada de verão e feriados prolongados.

Marco Zero para o Estado de São Paulo

Ubatuba está seguindo o exemplo de diversas cidades do Estado. O próximo dia 25 de janeiro está sendo considerado o “marco zero” em São Paulo, com a substituição das sacolas plásticas descartáveis nos supermercados associados a APAS. A APAS acredita que até esta data todos os consumidores estarão conscientes e levarão suas sacolas reutilizáveis para as compras, ou caixas de papelão, ou carrinhos de feira.

As sacolas plásticas deixam uma trajetória de estragos: entopem bueiros, provocam enchentes, poluem rios e causam a morte por asfixia em diversas espécies de animais, contaminando o meio ambiente durante as centenas de anos que demoram para se decompor. Mais informações no site http://vamostiraroplanetadosufoco.org.br .

(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário