sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Festival Mazzaropi pode ser visto na Fundart até o final deste mês


A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Fundart (Fundação de Arte e Cultura), promove até o dia 31 de janeiro o “Festival Mazzaropi – o Jeca do Brasil”, com exibição de filmes a partir das 20h no Auditório da Fundart, no Sobradão do Porto. O evento celebra o centenário de Amacio Mazzaropi.

Além da exibição de dos filmes, nos dias 28, 29 e 30 de janeiro o público poderá conferir, no Sobradão do Porto, uma exposição fotográfica contando a trajetória artística de Mazzaropi. Ainda no dia 29 haverá um workshop e um show com André Mazzaropi, o filho do Jeca. O “Festival Mazzaropi – o Jeca do Brasil”, é uma parceria da Fundart com a AJECA – Associação Cultural dos Amigos do Jeca

Mazzaropi – o Jeca do Brasil

Durante mais de vinte anos, Mazzaropi foi um dos principais produtores do cinema nacional. Ator genial e empresário astuto, o comediante atuou em 32 filmes, tendo antes acumulado uma vasta experiência no circo, teatro, rádio e televisão.
Dentre os artistas populares brasileiros, Amácio Mazzaropi ocupa posição privilegiada. Artista que veio do circo, do teatro e do rádio, se engajou no cinema e produziu uma filmografia vasta e interessante, notável não só enquanto expressão da cultura popular, mas também enquanto filmografia em si. A produção artística de Mazzaropi destaca-se como contribuição especial para o cinema de grandes audiências, e pode ser chave fecunda para o estudo sobre a cultura popular.

Notabilizou-se, em sua inserção no meio cinematográfico, enquanto produtor de uma filmografia de sucesso comercial, feita também para atingir ao consumo de massa, com roteiro, plástica, figurino, música e fotografia influenciadas pela orientação da indústria cultural hollywoodiana, em alguma medida reproduzida pela Companhia Vera Cruz e recriada, depois, pela própria PAM (Produções Amácio Mazzaropi).

(Fonte: Fundart / Assessoria de Comunicação-PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário