quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Ubatuba adere a movimento contra crueldade aos animais


Cerca de setenta pessoas participaram, no último domingo, 22, da manifestação “Crueldade Nunca Mais”, em Ubatuba. O movimento contou com a participação de diversas cidades do Brasil e do mundo e Ubatuba não ficou de fora. A manifestação pacífica “Crueldade Nunca Mais” tem como objetivo cobrar uma lei mais rígida e punitiva para quem comete crimes de maus tratos contra animais. A petição oficial do movimento pretende coletar 1 milhão e meio de assinaturas em todo país, e já está sendo elaborada. A passeata contou com o apoio da Prefeitura de Ubatuba e a participação da equipe do Centro de Controle de Zoonoses. Mais informações sobre o movimento acesse o site www.crueldadenuncamais.com.br .


Administração que mais fez pelos animais

O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, afirma apoiar este tipo de iniciativa, que vai ao encontro de toda a política adotada em prol dos animais em sua administração. “Um movimento contra a crueldade com os animais conta com o total apoio da nossa administração, que sempre se preocupou em realizar ações neste sentido”.

Foi na primeira gestão do prefeito Eduardo Cesar que o canil do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) foi totalmente reformado, passando de um ambiente inadequado para um local limpo, mais amplo e que atende às normas exigidas para receber os animais.

Esta administração também foi responsável pelo número recorde de adoção de cães e gatos, impulsionado pela criação de um link no site da prefeitura (www.ubatuba.sp.gov.br), onde os interessados podem procurar pelo animal que mais lhe agrada e preencher a ficha para adotá-lo. Apenas em 2011 foram realizadas 109 adoções, entre os animais doados diretamente no CCZ e os escolhidos através do site.

O trabalho da equipe do CCZ foi intensificado nos últimos anos no que diz respeito às castrações, que com a Unidade Móvel de Esterilização de Cães e Gatos, puderam ser levadas até mesmo aos bairros mais distantes. Somente em 2011, o Programa Municipal de Esterilização de Cães e Gatos atendeu 638 animais, sendo 366 cães e 272 gatos. O atendimento a denúncias envolvendo animais, como é o caso de cães abandonados ou animais de grande porte circulando em estradas e rodovias, é mais uma ação que tem demandado grande atenção da equipe do CCZ: no ano passado, 112 denúncias foram atendidas e 195 animais deram entrada no canil. Além de todas estas ações, o CCZ realiza ainda um importante trabalho de orientação e conscientização sobre a posse responsável e cuidado de animais.

“Desde 2005, quando assumimos a prefeitura, temos tido o cuidado de ter profissionais competentes e que têm amor pelo que fazem. Isso vem refletindo em melhorias consideráveis no trato com os animais. Certamente fomos a administração que mais se preocupou com isso em toda a história de Ubatuba”, diz o prefeito Eduardo Cesar.

(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário