segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Cadastro para castrações de animais passam a acontecer durante o Programa Caravana da Saúde


O Programa Municipal de Esterilização de Cães e Gatos, do Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura de Ubatuba, informa que a partir de agora o cadastro para castração de animais deverá ser feito apenas nos bairros, durante o Programa Caravana da Saúde.

O primeiro bairro a receber a unidade móvel onde os profissionais realizam as castrações será o Perequê-Açú, da próxima semana até o final de fevereiro. De acordo com a veterinária Jéssica Cisotto Rocha, neste período serão realizadas as cirurgias que já haviam sido agendadas desde o ano passado. Posteriormente, a Unidade Móvel de Esterilização de Cães e Gatos seguirá para o bairro do Corcovado, por onde o Programa Caravana da Saúde passou no final de 2011 e recebeu os cadastros para cirurgias e em seguida para a Estufa II.

Em 2011, o Programa Municipal de Esterilização de Cães e Gatos atendeu 638 animais, sendo 366 cães e 272 gatos.

A castração

A cirurgia de castração é para animais com idade entre 3 meses e 8 anos e as fêmeas não podem estar no período entre 30 dias antes ou depois do cio. Animais com filhotes só podem fazer a cirurgia dois meses após o parto e fêmeas prenhas, animais com corrimentos, feridas na genitália ou sangramentos só podem ser castrados depois de tratados com médico veterinário particular. “Ao contrário do que as pessoas acreditam, a castração deve ser realizada antes do primeiro cio, fato comprovado em estudos que previne o aparecimento de tumor de mamas em 99,9% dos casos. Já em cadelas e gatas com várias crias o risco do surgimento do tumor aumenta”, explica Jéssica Cisotto Rocha.

(Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário