quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Projeto Teatro na Areia volta à cena nesta temporada

O Teatro na Areia, projeto realizado em janeiro de 2011 na praia de Itamambuca, em Ubatuba, volta à cena na alta temporada de 2012, desta vez na Praia Grande, região central do município. O objetivo é chamar a atenção do turista sobre a importância e a necessidade da preservação ambiental.

Sob a direção de Heyttor Barsalini, o casal de atores Isabelle Inglese e Alex Sander, da premiada companhia “Os Abençoados por Cunhambebe” (2º lugar na fase regional do Mapa Cultural Paulista 2011), realiza intervenções teatrais em meio aos banhistas, abordando, com humor e irreverência, o problema do lixo na praia. Em trajes exageradamente coloridos, os personagens chegam falando alto e, ao longo da cena, vão sacando de suas sacolas inúmeros itens de consumo, como salgadinhos industrializados, refrigerante, cerveja etc. A cada produto consumido, os atores jogam as embalagens na areia. Ao final da cena, um ator mirim recrimina a atitude dos dois, que, constrangidos, recolhem e levam embora o lixo que produziram. O esquete também trata de outras questões que envolvem cidadania, como som alto e cachorro na praia.

Para as idealizadoras do projeto, a jornalista e educadora ambiental Regina Teixeira, a artista plástica Flávia Cunha Fernandes e a organizadora de eventos e produtora cultural Camila Marujo, o Teatro na Areia é uma forma de entreter e conscientizar ao mesmo tempo, sem panfletagem. “Mensagens educativas por escrito nem sempre são lidas e, na maioria das vezes, descartadas inadequadamente, agravando ainda mais o problema que se quer combater”, observam.

Os esquetes na Praia Grande terão início no sábado, 31 de dezembro, e vão se estender por todos os domingos da temporada, até o carnaval. Estão previstas cinco encenações por dia, a partir das 15 horas. O projeto é patrocinado pela Atmosfera Desenvolvimento imobiliário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário