segunda-feira, 21 de março de 2011

Atleta ubatubense participa de prova pedestre no Chile.


O ubatubense Joaquim Gonçalves disputa no próximo dia 3 de abril sua primeira prova internacional: a Meia Maratona, em Santiago, no Chile. O atleta que correrá com o número 10.255, tem boa expectativa para a estreia: “Estudei o percurso e creio que é possível conseguir um bom tempo. Chegarei ao Chile alguns dias antes da prova, para me adaptar ao clima e fazer o reconhecimento do percurso”, declarou Joaquim. A viagem está marcada para o dia 29.

Joaquim, que participa da categoria 45-49 anos, tem treinado diariamente em dois períodos e também está trabalhando a musculatura: “Como estou voltando de uma contusão, estou fazendo dois treinos de 6 Km por dia, além da academia. Na próxima semana aumento para 12 Km e depois é só manter o ritmo para a prova”, contou.

O atleta agradece o apoio que tem recebido de toda a comunidade. “É uma prova especial para mim e para o atletismo de Ubatuba e só tenho a agradecer o apoio que a prefeitura, em especial o prefeito Eduardo Cesar, meus patrocinadores e alguns amigos e empresários têm dado para a disputa dessa competição”, disse o atleta.

Esporte ajudou a cura do alcoolismo

Através do esporte, Joaquim conseguiu se libertar de oito anos de alcoolismo. “Cheguei ao fundo do poço e graças a Deus ainda havia uma esperança. Recebi apoio e hoje são dezesseis anos de vida limpa e com muita saúde”, conta o atleta, que já participou de provas locais, regionais e nacionais, como a maratona de São Paulo e a São Silvestre.

“Subir ao pódio, conquistar medalhas e troféus são consequências, são o resultado de um trabalho, mas com certeza não é o mais importante. O que valorizo é a oportunidade que Deus me deu de reconstruir tudo”, finaliza Joaquim.

A prova

A Maratona de Santiago é uma das provas mais importantes da América do Sul e será disputada nos percursos Maratona (42.195m), Meia Maratona, com 21 Km e uma prova de 10 Km (essa com largada no mesmo local, mas percurso diferente). Segundo a organização da prova, as inscrições se esgotaram na última quarta-feira, 16, confirmando a participação de 20 mil corredores de todo o mundo; 7.500 atletas disputarão a meia maratona, enquanto pouco mais de 3 mil farão o percurso completo. A prova de 10 Km terá mais de 8 mil corredores. A largada acontecerá na Plaza de la Ciudadanía em frente ao Palacio de la Moneda, sede do governo chileno.

Os organizadores informam que dos 20 mil participantes, cerca de 2 mil são estrangeiros. A maior parte dos atletas estão inscritos nas categorias entre 20 e 39 anos, sendo que 40 corredores têm mais que 70 anos. Cerca de 5 mil mulheres participarão das três provas. (Fonte: Assessoria de Comunicação- PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário