terça-feira, 22 de março de 2011

Ubatuba intensifica vacinação contra sarampo.

A Secretaria Municipal de Saúde de Ubatuba, cumprindo orientação do Ministério da Saúde, está intensificando a vacinação contra sarampo. Pessoas que forem viajar ao exterior devem se vacinar com ao menos 15 dias de antecedência. Crianças e adultos que estiverem com a carteirinha de vacinação incompleta também poderão tomar as doses. Basta procurar a unidade de saúde mais próxima, em posse dos documentos e carteirinha.

A medida está sendo tomada porque a doença, erradicada desde 2002 no Brasil, está voltando a acontecer em alguns países da Europa, América e África. No início de fevereiro, foi confirmado um caso em Campinas, de um homem que voltou de uma viagem para os Estados Unidos. Por esta razão, o principal público-alvo desta campanha são as pessoas que irão viajar para o exterior.

Normalmente, a primeira dose desta vacina deve ser aplicada na criança ao completar um ano e a segunda, com idade de quatro a seis anos. Para as crianças com mais de sete anos que não foram vacinadas, são aplicadas as duas doses com intervalo de dois meses entre a primeira e a segunda. Para adultos com idades entre 20 e 50 anos, basta uma dose.

Sintomas e formas de contágio

O sarampo é causado por um vírus extremamente contagioso, que pode ser transmitido através de gotículas e secreções de nariz, suspensas no ar ou depositadas sobre a superfícies de objetos utilizados por pessoas contaminadas. Ataca principalmente crianças até 10 anos, mas pode infectar os adultos. É considerada uma doença séria, que causa febre, manchas na pele, tosse e coriza, entre outros sintomas.

Nos casos mais graves, o sarampo pode ocasionar infecção no ouvido, diarréia e encefalite (inflamação no cérebro que pode levar a convulsões, surdez ou retardamento mental). Em raras ocasiões o sarampo pode ser fatal. Em mulheres grávidas o sarampo pode ocasionar aborto espontâneo ou parto prematuro. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário