quinta-feira, 24 de março de 2011

Projetos Pescando e Plantando na Escola acontecem na Rede Municipal de Ensino.


Após o período de férias e início das aulas na Rede Municipal de Ensino, os Projetos Pescando e Plantando na Escola voltam a acontecer nas escolas municipais no mês de abril. A primeira escola a receber os projetos será a Emei Maria Alice, no bairro Perequê-Açu. O projeto acontecerá nesta escola a partir do dia 8 de abril, sempre às sextas-feiras.

Ao todo, onze turminhas participarão das palestras, passeios e atividades relativas aos projetos. Promovidos pela Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa), essas atividades têm o objetivo de estimular a alimentação saudável, despertar a consciência ambiental e levar aos alunos o conhecimento sobre essas profissões.

Com recursos audiovisuais e uma linguagem adaptada à faixa etária das turmas, as crianças assistem a uma aula teórica sobre as atividades. Os projetos fazem parte do Programa de Desenvolvimento Sustentável da Pesca, Maricultura e Aquicultura.

“Pescando na Escola”

Por meio de histórias e visitas ao ambiente de pesca, os alunos conhecem um pouco mais sobre os instrumentos, as diferentes modalidades de pesca e de embarcações, os tipos de peixe encontrados na região, entre outros. Eles também têm contato manual com os petrechos de pesca, aprendem um pouco sobre a cultura e os esportes praticados nas comunidades caiçaras, além de conceitos de nutrição, alimentação saudável e preservação do meio ambiente.

Depois deste aprendizado, os alunos saem a campo com os técnicos da Smapa e professores para conhecer o universo pesqueiro, visitando lugares como o Mercado de Peixes, Píer, Ilha dos Pescadores e fazendas marinhas. Para despertar a consciência ambiental, as crianças também visitam o mangue, considerado o berçário do mar e que vem sofrendo grandes ameaças devido à poluição.

Plantando na Escola

O “Plantando na Escola” ensina aos alunos do ensino infantil e ensino fundamental, técnicas de plantio de hortas, valores nutricionais e preservação do meio ambiente. A atividade é encerrada com a confecção de uma horta no ambiente escolar. Assim, eles descobrem como a planta nasce e se desenvolve, até se tornar alimento e também a importância da terra e da água. O projeto inclui orientação para os professores e também para os pais dos alunos, como uma forma de manter a disciplina alimentar ao longo do ano.

A equipe multidisciplinar

A equipe que está fazendo este trabalho é formada pela tecnóloga de alimentos, Elizangela Pereira Rocha; as biólogas Mariana Coutinho e Maria Izabel Serrano, o gerente de Pesca Élvio Damásio, o engenheiro agrônomo Jefferson Lemes de Castilho e o gerente de Agricultura, Aparecido Cardoso.

Diretores e professores que tiverem interesse em trabalhar o tema devem entrar em contato com a Smapa. Este trabalho está sendo desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação em diversas escolas e pode ser agendado pelos educadores por meio do telefone da Smapa, 3833-3500. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário