quarta-feira, 2 de março de 2011

VI Festival de Marchinhas Carnavalescas tem início nesta quinta-feira, 3, em Ubatuba .


Dando boas vindas ao Carnaval de Ubatuba, tem início nesta quinta-feira, 3, o VI Festival de Marchinhas Carnavalescas, promovido pela Fundart e Prefeitura de Ubatuba. As eliminatórias acontecem nos dias 3 e 4 e a finalíssima, no sábado, dia 5, sempre no coreto da Praça Exaltação à Santa Cruz, a partir das 21h. Foram classificadas para a competição 30 composições das quais sairão oito finalistas em cada eliminatória. Na grande final, serão escolhidas as cinco melhores marchinhas de 2011.

Após a finalíssima, no sábado, músicos da Banda Lira Padre Anchieta comandam a festa com o Carnaval Histórico que se estende durante todas as noites de carnaval. Este ano o Carnaval Histórico vai contar com o Concurso de Fantasias, adulto e infantil, com premiação por voto popular na terça-feira de Carnaval, dia 8 de março.

Segundo a Fundart, o Festival de Marchinhas Carnavalescas de Ubatuba veio para reacender a chama local do tradicional e autêntico Carnaval brasileiro. “As marchinhas são uma forma que o povo tem de expressar suas alegrias, tristezas e tudo mais, fazendo dos folguedos, manifestações lúdicas e sadias. O Carnaval Histórico, fecha a grande festa onde homens, mulheres, jovens e crianças participam vivamente dessa confraternização sadia e descontraída”.

História do Festival

Tudo começou a partir da idéia do falecido folclorista Ney Martins. A primeira edição do evento aconteceu em 2006, na Escola Capitão Deolindo. O sucesso do Festival de Marchinhas Carnavalescas de Ubatuba foi firmado a partir de sua realização no coreto da Praça Matriz, em 2008. Desde então, o Carnaval de Ubatuba começa mais cedo, com marchinhas inéditas de artistas locais e de outras cidades. Na sequência, músicos da Banda Lira Padre Anchieta animam as quatro noites de carnaval com um grande repertório das clássicas marchinhas de Carnaval de todos os tempos, mais as marchinhas locais que fizeram história nestes seis anos de realização do festival. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário