quarta-feira, 2 de março de 2011

Cristina Prochaska realiza exposição Photo Graphias em Ubatuba.


A jornalista e atriz global Cristina Prochaska realizará em Ubatuba a exposição Photo Graphias, que mostra seu trabalho como fotógrafa. A abertura do evento acontece nesta sexta-feira, 4, em uma vernissage com a presença da artista, para convidados.

A exposição será aberta ao público de 5 a 23 de março, no auditório do Sobradão do Porto, sob a curadoria de Fernando Moreno e Lídia Hirano. Além de Ubatuba, a exposição percorrerá as principais capitais, como São Paulo e Rio de Janeiro e as cidades de Búzios e Paraty.

O trabalho de Cristina como fotógrafa é caracterizado pela ousadia, buscando ângulos e olhares diferentes sobre imagens do cotidiano. Neste trabalho, a artista revela sua paixão pelas cores e texturas, um trabalho menos jornalístico do que os outros de sua autoria. São fotografias e telas de dimensões grandes, incomuns e pesquisa de novos materiais de impressão, que revelam uma busca pela identidade visual e a sustentabilidade. O projeto tem uma conotação ecológica, com impressão em lonas e molduras feitas a partir de garrafas pet recicladas.

Segundo Cristina, a paixão pela fotografia foi herdada do pai, que deixava que ela brincasse com suas câmeras. “Fotografo desde menina. Herdei do meu pai a paixão pelas imagens e a devoção aos instrumentos de eternizar o momento. Esta exposição reflete meu amor pela imagem congelada no tempo e a busca pelos novos processos de impressão e digitalização. Preferi não me utilizar de instrumentos de computação. Busquei a imagem crua, as cores e texturas”, afirma Cristina.



Imagem sustentável

Cristina escolheu Ubatuba para ser a primeira cidade a receber a exposição Photo Graphias, por ter grande ligação com o município, já que sua família reside aqui. Ela explica que encontrou no município, parceiros que contribuíram para a identidade da exposição. “Com o olhar atento de Eduardo Russo e a turma da Inteligraph, buscamos novos materiais de impressão. Exploramos possibilidades e ainda aprendi muito sobre mídias de impressão inusitadas e sustentáveis. Todo material usado neste trabalho é reciclado ou reciclável. As fotos perderam a identidade no papel, para ganhar vida nova em lona, borracha e plástico. Meu profundo agradecimento à cidade de Ubatuba, base da minha família há quatro gerações e à Fundart, que insiste em preservar o que é nosso e divulgar o talento caiçara”, diz Cristina.



Sobre Cristina Prochaska

Cristina Prochaska é atriz, jornalista e produtora. Começou a fotografar muito cedo, ainda adolescente com a câmera herdada do pai Edgard, fotógrafo amador e um dos primeiros a explorar a fotografia subaquática. Esta será a primeira exposição individual da atriz, que já participou de várias mostras coletivas e tem na paixão pela fotografia seu principal hobbie há 35 anos. Possui trabalhos publicados em várias revistas, capas de discos, cd’s e jornais. Trabalhou como assistente dos fotógrafos Suíços Andreas Heiniger e Walter Morguentaller, como também na Agência MPM. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário