terça-feira, 22 de março de 2011

Guarda Mirim de Ubatuba recebe palestra sobre prevenção contra Aids e DSTs.

Dando sequência ao ciclo de palestras promovido pelo projeto Blablablá Positivo, neste final de semana a escritora Silmara Retti esteve na sede da Guarda Mirim, em Ubatuba. No sábado, a turma era formada por jovens de 12 a 15 anos e no domingo, um público de aproximadamente 200 jovens acima de quinze anos compareceu ao evento, conversando sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, principalmente Aids e esclarecendo dúvidas sobre sexualidade.

Silmara explica que para o público mais novo, de 12 a 15 anos, o tema foi abordado de forma mais suave. “Falamos sobre a importância dos estudos e da leitura; sobre o preconceito e a solidariedade que precisamos ter em relação aos outros. Já com a turma de domingo, pudemos abordar mais direta e claramente o assunto, respeitando a fase de desenvolvimento de cada grupo”, explicou Silmara.
Valéria Borges, uma das adolescentes presentes na palestra, afirmou que esse tipo de iniciativa contribui muito para a conscientização dos jovens. “A palestra da Silmara é muito esclarecedora para todos nós, principalmente os adolescentes. Silmara se torna um grande exemplo de vida ao nos contar a sua história. Eu amei e espero que os próximos livros sejam destaque para muitos outros jovens”, disse Valéria.

Ganhando asas e voando mais longe

Desde a participação de Silmara Retti e sua família no quadro de Dráuzio Varella no Fantástico, o projeto Blablablá Positivo vem ganhando notoriedade não só em Ubatuba, mas em diversos lugares do Brasil. A autora recebeu convites para participar de uma maratona de palestras nas cidades sulmineiras: Campo Belo, Três Corações e Varginha, que será custeada pelas respectivas prefeituras. A empresa multinacional Danisco também fez o convite para a Semana de Prevenção realizada todos os anos, que reunirá palestrantes de outros países.
“Para nós, é motivo de muita alegria ver o projeto ganhando asas e percorrendo diferentes caminhos. É uma alegria levar o nome de Ubatuba através de um trabalho sério e multiplicador de idéias, sobre um assunto que, muitas vezes, ainda é considerado tabu, mas que as pessoas têm necessidade de se informar”.

Antonio Leite

Na última semana, a autora também participou do Programa Antonio Leite Livre, na TV Band Vale. Durante a entrevista, Silmara falou sobre o sucesso do livro “Flash – Você sabe o que eu tenho?” e o objetivo do projeto Blablablá.
Segundo a autora, a intenção era apenas presentear o apresentador com o livro. “Mas ele gostou tanto que me chamou para participar ao vivo. Fiquei surpresa com o convite porque não havíamos agendado, mas aproveitei a oportunidade para falar sobre as palestras realizadas em Ubatuba e região. Ele colocou o programa à disposição para voltarmos outras vezes já que se trata de um projeto social que deve ser de interesse e responsabilidade de cada um”, disse Silmara.

Vamos conversar sobre DST/Aids?

O Projeto Blablablá Positivo tem um canal aberto de discussão com o público, para discutir e orientar sobre sexualidade, prevenção, preconceito e outros temas, de forma leve e descontraída. O mais interessante é que as pessoas podem tirar suas dúvidas sem precisar abrir mão de sua privacidade. O endereço é: http://blablablapositivo.blogspot.com .

Quer saber mais sobre a escritora Silmara Retti e os bastidores do seu trabalho ? Então acesse: http://queridodiariodemissretti.blogspot.com . O projeto Blablablá Positivo conta com o apoio da Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário