terça-feira, 7 de agosto de 2012

Diagnóstico do Instituto Pólis aponta crescimento econômico em Ubatuba

Diversos representantes da Prefeitura de Ubatuba participaram na última quinta-feira, 2, da apresentação do diagnóstico urbano socioambiental e programa de desenvolvimento regional sustentável apresentado pelo Instituto Pólis, com apoio da Petrobras.

O diagnóstico é parte do projeto Litoral Sustentável – Desenvolvimento com Inclusão Social, que tem como objetivo, entre outros, contribuir para o desenvolvimento sustentável regional e dos municípios da Baixada Santista e do Litoral Norte de São Paulo, a fim de propiciar melhores condições de vida para toda a população de forma equilibrada com o meio ambiente.

Durante o encontro foi apontado que o turismo sustentável, a agricultura familiar e a pesca artesanal estão entre as atividades que, incrementadas, poderão alavancar o desenvolvimento de Ubatuba. “As iniciativas e ações estratégicas para o desenvolvimento inclusivo apontam para uma atuação conjunta com os municípios vizinhos e maior articulação com os governos estadual e federal”, concluiu o diagnóstico apresentado na última semana.

Crescimento econômico

De acordo com o diagnóstico do Instituto Pólis, nos últimos anos houve crescimento em todas as atividades econômicas da cidade, principalmente nas áreas de administração pública e serviços. Outro tema bastante discutido na reunião foi o modelo de ocupação urbana que, historicamente, vem estimulando a especulação imobiliária e a ocupação desordenada, esta última combatida pela atual administração através do Programa de Congelamento e Regularização Fundiária. Saúde, educação, transporte público e o uso sustentável do patrimônio ambiental foram outros temas abordados.

Na articulação do uso do território, o projeto do Pólis pretende contribuir para a elaboração de políticas públicas que possam potencializar os recursos federais, estaduais e municipais, explicou o coordenador do Polis, Nelson Saule Jr. O diálogo do instituto com a sociedade e o poder público continua até a formulação de um programa de desenvolvimento sustentável para o município e um programa integrado para a região.

(Fonte: Cais das Letras / Assessoria de Comunicação – PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário