sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Ubatuba é destaque na mídia pelo Programa Surf Sustentável

Ubatuba foi destaque na mídia nacional pelo lançamento do Projeto Surf Sustentável, em 2009. A edição de julho da Revista Fluir cita Ubatuba como o local onde foi iniciada a rede de surfistas que originou o Fórum Brasileiro de Surf e Sustentabilidade, apresentado na Cúpula dos Povos, em junho, na Conferência das Nações Unidas Rio+20.

O Fórum Brasileiro de Surf e Sustentabilidade teve como primeiro produto oficial a criação do documento chamado “Surf XXI”, que é uma carta de intenções que traz vinte e uma responsabilidades assumidas pelos surfistas participantes desse processo nacional. A carta foi apresentada no lançamento do fórum e teve seu texto elaborado a partir de atividades locais promovidas pelos Encontros Livres - Surfando na Rio+20 nos últimos seis meses, que também ocorreram em Ubatuba durante o III Festival da Mata Atlântica: Florestas, Rios e Mar.

“A rede de surfistas que originou o fórum foi lançada em 2009 na cidade de Ubatuba/SP, como um movimento denominado “Surf Sustentável”. A proposta inicial foi gerar a cooperação e troca de informações sobre temas referentes à sustentabilidade no universo surf. A ideia se expandiu e ampliou o seu alcance, tornando-se um verdadeiro esforço multilateral para discutir surf, conceitos e iniciativas pró-sustentabilidade no esporte e se organiza por meio de um comitê nacional, combinado por representantes de diversas regiões da costa atlântica. Todo processo fortalece duas missões importantes: Contribuir para inserir os surfistas nos vários debates sobre desenvolvimento sustentável e subsidiar meios para encorajar ações voltadas à educação ambiental na comunidade do surf”, diz um trecho da matéria na conceituada revista Fluir.

Ações

Com apoio da Prefeitura de Ubatuba, nos últimos anos, os campeonatos de surfe foram balizados na proposta de evento sustentável, tendo como exemplo o Brasil Surf Pro, que ocorreu em setembro do ano passado, na praia de Itamambuca, é um dos exemplos de ações que teve um importante foco na sustentabilidade. A Petrobras Surf Pelas Florestas participou do evento com espaços de conhecimento e integração, palestras, visitas às escolas com equipe pedagógica, com mutirão de plantio, expedição, além da soltura de tartarugas. As atividades possibilitaram à comunidade, lideranças socioambientais locais, público e até os surfistas, ter uma convivência com a cultura de sustentabilidade, através de ações de engajamento e conhecimento dos bons exemplos socioambientais na região. O Projeto Juçara foi um dos focos desse evento, iniciativa importante da região que conta com patrocínio do Programa Ambiental da Petrobras. Gestor do projeto, o IPEMA (Instituto de Permacultura da Mata Atlântica), junto com as comunidades da região e a ONG Akarui, desenvolveram uma técnica para extrair do fruto da palmeira Juçara uma polpa com propriedades similares ao açaí, que vem fazendo muito sucesso.

(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário