segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Santa Casa de Ubatuba vai ter UTI

Em breve, a população de Ubatuba poderá contar com um dos mais importantes serviços prestado por um hospital: uma Unidade de Terapia Intensiva, a UTI.

Já há algum tempo a cidade vem esperando por uma UTI, devido ao crescente número de habitantes e o consequente aumento de casos que necessitam de cuidados especiais. De acordo com a Secretaria de Saúde, até hoje, o Sistema de Saúde do Município vinha fazendo além do que podia para conseguir as transferências para os hospitais de referências nos mais diversos casos e dentro da possibilidade, desempenhando bem o papel.

“Com a nova administração da Santa Casa, essa tarefa ficará menos dispendiosa, pois com grande empenho, entregaremos a nova UTI do hospital nos próximos dias e em totais condições de atender à população”, explica Fernando Victorino, administrador da Santa Casa de Ubatuba. O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, esteve, juntamente com a secretária de Saúde, Solange Toledo, visitando as novas instalações. “Sabemos a importância vital de termos uma UTI no nosso único hospital. Esta é uma conquista sem precedentes para a nossa cidade e fico feliz e orgulhoso por ver que conseguimos realizar mais este sonho”, diz o prefeito.

Reforma e adequação

O setor que era conhecido como UT, uma unidade de cuidados especiais que dava o suporte necessário até que se fosse conseguida a transferência, ganhou uma reforma e total adequação às normas vigentes para passar a funcionar como Unidade de Terapia Intensiva.

Além de infraestrutura adequada, uma equipe multidisciplinar de profissionais de enfermagem e médicos com treinamento e habilitação específica, deverá atuar nas 24 horas de cada um dos 365 dias do ano, fazendo uso dos mais modernos equipamentos à disposição da saúde de Ubatuba.

“Quando cheguei à Santa Casa, uma das principais metas era justamente a de entregar uma UTI em franco funcionamento. Não tive dúvidas e com o apoio de todos, não medimos esforços para fazer o que fosse necessário. O resultado está aí, a UTI já é uma realidade”, comemora Fernando Victorino.

Com essa nova ala, a Santa Casa terá condições de cuidar simultaneamente de sete pacientes, que necessitem dos cuidados de uma UTI. E em breve ainda será entregue um novo centro cirúrgico, cozinha, refeitório e espaço para convivência de funcionários.

Recentemente a secretária de Saúde, Solange Toledo, esteve em reunião no Palácio dos Bandeirantes, com o governador Geraldo Alckmin, solicitando verbas para a Santa Casa de Ubatuba.

(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário