sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Prefeitura de Ubatuba participa de planejamento para Simulado Nacional de Defesa Civil

Aconteceu nesta quinta-feira, 9, a primeira reunião de planejamento do Exercício Simulado de Defesa Civil, que acontecerá em Ubatuba em meados de setembro. O diretor do núcleo de gerenciamento de emergências da Defesa Civil Estadual, Marcelo Kamada, esteve na Prefeitura de Ubatuba realizando uma apresentação para representantes das mais diversas Secretarias Municipais e órgãos de segurança envolvidos na preparação do simulado.

A escolha de Ubatuba para sediar o exercício foi anunciada pelo chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Defesa Civil, Coronel PM Benedito Roberto Meira durante a Conferência Municipal de Defesa Civil, em junho deste ano. O simulado é um exercício em que a população e as entidades de segurança se preparam para agir em casos emergenciais.

No caso de Ubatuba, após levantamento dos principais riscos que assolam o município, foi decidido que o exercício vai simular uma situação de escorregamento de encosta, a fim de treinar a população para situações que exijam remoção dos moradores, permanência em abrigo, atendimentos de emergência, etc.

“Precisamos realizar o levantamento de mecanismos de enfrentamento já existentes, recursos humanos e materiais, plano de contingência local e o envolvimento dos múltiplos órgãos nos processos de preparação e planejamento do simulado”, explicou Kamada. O próximo passo será a mobilização da comunidade que participará do exercício, a definição de estratégias e elaboração do plano de ações.

Entre os órgãos presentes estavam a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, Polícia Militar, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, Salvamar, Sabesp, Cetesb e, representando a Coordenadoria Regional de Defesa Civil do Vale do Paraíba, o Capitão PM A. Monteiro.

(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário