segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Prefeitura de Ubatuba realiza chamada pública para compra da merenda escola

O CAE (Conselho de Alimentação Escolar) promoveu nos dias 20, 21 e 22 de agosto três reuniões nas regiões sul, norte e central de Ubatuba junto com produtores rurais. As reuniões ainda contaram com a participação do secretário de Educação, Arnaldo da Silva Alves, da secretária de Agricultura, Abastecimento e Pesca, Valéria Gelli e do engenheiro agrônomo Antonio Marchiori, da Casa da Agricultura. As reuniões tiveram como objetivo a divulgação junto ao setor produtivo da chamada pública para a compra de alimentos para a merenda escola diretamente com os produtores.

A aquisição de produtos agrícolas é uma medida, prevista em resolução federal que determina que no mínimo, 30% dos recursos repassados pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), sejam utilizados na compra direta com o produtor rural. Desde 2006 a Prefeitura de Ubatuba já adquire dos produtores rurais banana, mandioca, polpa de juçara e hortaliças que são utilizados na merenda escolar.

O presidente do CAE, Tadeu Mendes, informou aos 20 produtores interessados, que o limite do valor da venda também foi alterado, passando de R$ 9mil para R$ 20 mil, o que tornou mais atrativo para o setor produtivo. De acordo com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca, a chamada pública contempla o que é produzido na nossa região, como exemplo a polpa da juçara, que é um produto agro ecológico e que beneficia muitas famílias de agricultores. Com isso, a qualidade da merenda é ampliada e contribui para o crescimento da atividade agrícola local.

O cuidado que a Prefeitura de Ubatuba e o CAE vêm tomando com a alimentação escolar foi desde a elaboração do cardápio, que confere com a produção rural do município, às visitas em outras regiões do Estado com a participação do setor produtivo. Também participaram das reuniões representantes da Associação Polo Produtivo e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

(Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário