sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Grupo de Fandango de Ubatuba se apresenta em Festival Caiçara de Peruíbe

A Secretaria de Cultura e Turismo de Ubatuba, através do chefe da pasta, Maurício Petiz, indicou o Grupo de Fandango Ubatubanos para participar do 3º Festival Caiçara de Peruíbe “Da Raiz ao Fruto”, que acontece nos dias 24 e 25 de agosto.

O Grupo de Fandango Ubatubanos se apresenta no dia 25, às 22h. O evento contará também com a participação de atrações culturais de cidades como Paraty, Iguape, Cananéia e Curitiba.

O advogado Rodrigo Palomares Domingos, de 29 anos, toca caixa e pandeiro, atualmente pescador, revela a sua paixão pelo Fandango, as letras e a musicalidade. “O festival em Peruíbe é um encontro que sempre reúne grandes nomes do Fandango, através do intercambio musical. É uma grande experiência para todos”, disse Domingos.

O Grupo de Fandango Ubatubanos é composto por oito integrantes que moram em alguns bairros da região norte do município: Ubatumirim, Promirim e Praia Vermelha. Domingos explicou ainda que o mesmo pessoal do Fandango é que faz a tradicional “Folia do Divino”, em vários bairros de Ubatuba.

Fandango

O fandango é um gênero musical e coreográfico fortemente associado ao modo de vida da população caiçara. Sua prática sempre esteve vinculada à organização de trabalhos coletivos, nos roçados, nas colheitas, nas puxadas de rede ou na construção de benfeitorias, onde o organizador oferecia, como pagamento aos ajudantes voluntários, um fandango, espécie de baile com comida farta. Para além dos mutirões, o fandango era a principal diversão e momento de socialização das comunidades caiçaras, estando presente em diversas festas religiosas, batizados, casamentos e, especialmente, no carnaval, quando os quatro dias de festa eram realizados ao som dos instrumentos do fandango.

A rabeca aparece em várias localidades, mas não é considerada essencial para o fandango, como a viola. Normalmente, ela é utilizada para tocar a melodia e para ornamentar os momentos em que não há canto nem tamanqueado. Ubatuba é uma das cidades que fabrica a rabeca artesanalmente nas mãos do artesão Mário Ricardo de Oliveira, que tem uma oficina no Sertão da Fazenda.

As cidades de Parati, Ubatuba, Morretes, Paranaguá e Guaraqueçaba, no litoral norte do Paraná, e Cananeia e Iguape, no litoral sul de São Paulo, formam um conjunto de lugares nos quais o fandango está presente de modo marcante.

(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário