quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Profissionais renomados abrilhantaram o IV Congresso Nacional de Educação

O IV Congresso Nacional e II Internacional de Educação, promovido na última semana pela Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Educação, foi considerado um enorme sucesso pelos profissionais da rede municipal de ensino, que participaram dos quatro dias de atividades.

O destaque do evento, realizado no novo Centro do Professorado de Ubatuba / Teatro Municipal, foi a presença de palestrantes de renome e de currículos exemplares na área educacional, como é o caso de Moacir Gadotti, que realizou a palestra de abertura. Gadotti é professor titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) desde 1991 e o atual diretor do Instituto Paulo Freire em São Paulo. Além disso, é licenciado em Pedagogia e Filosofia, mestre em Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Genebra (Suíça) e livre docente pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), possuindo várias publicações voltadas para a área de educação.

Lino de Macedo, primeiro palestrante da segunda noite, é professor titular na área de Psicologia do Desenvolvimento e doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Um dos maiores estudiosos da Teoria de Piaget no Brasil, o professor Lino é unanimidade quando se trata de pensar, problematizar e discutir temas educacionais.

Também palestrante da segunda noite do evento, José Pacheco Especialista em Música e em Leitura e Escrita, é mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Coordena, desde 1976, a Escola da Ponte, da qual é idealizador, instituição que se notabilizou pelo projeto educativo inovador, baseado na autonomia dos estudantes.

Na noite de encerramento, Marcos Meier, professor de Matemática, psicólogo e mestre em Educação fechou o evento. Comentarista em rádio e TV a respeito de educação de filhos, relacionamento e desenvolvimento da inteligência, Méier é um escritor de sucesso e um dos maiores especialistas brasileiros na Teoria da Modificabilidade Estrutural Cognitiva de Reuven Feuerstein, a famosa Teoria da Mediação da Aprendizagem, cursado em Jerusalém, Israel. Além destes, o evento ainda contou com grandes nomes da Educação como Sandra Bozza, Henrique Sequeira (da Universidade de Lille, na França), Raquel Zarpellon, Rodrigo Navarro e Dra Gysele Levy.

Experiência marcante

Para a professora da rede municipal Bianca Galrão, que participou ativamente do evento, o Congresso de Educação foi um marco na sua vida. “Para mim foi realmente uma mudança muito grande. O José Pacheco, por exemplo, sempre foi um ídolo e uma referência profissional, com uma linha de trabalho inovadora. Ver uma palestra dele em Ubatuba foi maravilhoso e me fez perceber que os sonhos estão muito mais próximos de serem realizados do que eu imaginava”, disse a professora, que enfatizou ainda a qualidade do espaço do Centro do Professorado. “Ver estes profissionais aqui e em um espaço adequado, com toda estrutura necessária, foi uma experiência marcante e inesquecível”, completou Bianca.

(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário