quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Ubatuba consolida-se como referência em observação de aves

Ubatuba recebeu na semana passada mais uma visita técnica de gestores que desejam implantar a atividade de observação de aves em seus municípios. Desta vez a Secretaria Municipal de Meio Ambiente recebeu os representantes dos municípios que compõem o Consórcio do Rio Guandu, no Estado do Espírito Santo. Ao todo foram 13 pessoas representando 10 municípios.

O evento foi organizado pela empresa “Trip on Jeep”, de São Paulo. Para Magda Carvalho, responsável pela empresa, a visita foi muito importante. “Se estamos pretendendo fazer um trabalho sério, o estudo e a visita em Ubatuba é imprescindível, pois Ubatuba é referência nacional na observação de aves, seja pela diversidade, pelo turismo de base comunitária ou ainda, pela educação ambiental” disse Magda Carvalho.

A secretária de Meio Ambiente de Ubatuba, Cristiane Gil, recebeu o grupo no Itamambuca Eco Resort e colocou à disposição todo o trabalho realizado pelo município nesta área, deixando por conta do observador de aves Carlos Rizzo o acompanhamento do grupo durante a visita.

Roteiro

O roteiro elaborado procurou apresentar os mais diferentes usos e aplicações da observação de aves em Ubatuba. No primeiro dia, o grupo conheceu o Centro Cambucá de Observação de Aves, a trilha do Puruba, a trilha do condomínio Itamambuca e na parte da tarde a trilha do Itamambuca Eco Resort. No segundo dia, conheceram o projeto Dacnis, o Sertão da Folha Seca e o projeto do Sertão da Quina, incluindo um almoço com a comunidade.

Ubatuba serve de exemplo

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, à noite, na avaliação da visita, todos estavam eufóricos com os resultados. Ana Paula Alves Bissoli, secretária executiva do Consorcio, foi enfática: “pelas palavras da Magda já imaginava a importância de conhecer Ubatuba, mas conhecer pessoalmente e vivenciar com as pessoas que nos foram apresentadas é inesquecível. Jamais imaginaria a observação de aves como ferramenta de inclusão ambiental como nós vimos no Sertão da Quina”.

Claudia Pimenta, responsável pela implantação da observação de aves nos municípios do Consórcio comentou: “conheci o trabalho de Ubatuba numa palestra do Carlos Rizzo no Avistar de 2010, quando ele apresentou o trabalho daqui. É impressionante como o trabalho evoluiu nesses dois anos!”.

Valdivino Peterle Pagotto, secretário de Meio Ambiente do município de Afonso Cláudio ficou impressionado com os números de Ubatuba. “A observação de aves em Ubatuba é uma realidade que devemos copiar, é um trabalho sério em pleno funcionamento. Em todas as trilhas que visitamos encontramos turistas de observação da Bélgica, Canadá, Estados Unidos e do Brasil. Nunca poderia imaginar isso tudo!”, disse o secretário.

Já Valcir Moreira Págio, secretário de Agricultura do município de Afonso Cláudio, deixou claro que o trabalho não se encerra com a visita em Ubatuba. “Queremos que vocês de Ubatuba venham até as nossas cidades para fortalecermos a parceria e enriquecermos nossas atividades. Gostei muito de conhecer Ubatuba, tanto que devo voltar este ano ainda”, completou Págio. Carlos Rizzo lembrou que no início do ano Ubatuba recebeu a visita dos gestores do INEA do Rio de Janeiro. “Agora com este grupo do Espírito Santo, vemos consolidado o sucesso do trabalho de Ubatuba com a observação de Aves”, finalizou Rizzo.

(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário