sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Alunos de Ubatuba passam por treinamento em laboratório no INPE


Seis alunos da escola municipal Tancredo de Almeida Neves participaram na última semana de um seminário no LIT (Laboratório de Integração e teste) no INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). O treinamento, que foi acompanhado pelas professoras da escola Tancredo, Patrícia e Marileia, teve como objetivo aperfeiçoar as técnicas para a construção do Tancredo 1, satélite que vem desenvolvido pelos alunos da escola. O satélite Tancredo 1 vem sendo construído na própria escola.

O seminário abordou a soldagem manual de acordo com normas da Nasa e foi realizado de 6 a 12 dezembro no LIT. “É a primeira vez que crianças passam por esse treinamento no INPE. Esse tipo de treinamento é voltado para engenheiros da indústria espacial. Com certeza eles aprenderam técnicas que garantirão que o equipamento permaneça no espaço por um longo período”, explicou o professor de matemática Cândido Osvaldo de Moura, coordenador do projeto.

O satélite

O projeto teve início no ano passado, quando o professor leu uma reportagem numa revista científica anunciando que a Interorbital, uma empresa americana, vendia kits educativos de satélites, os TubeSats. A partir daí, logo no início do ano letivo de 2010, o professor Cândido Moura anunciou a ideia aos alunos, que logo concordaram em construir o satélite. Com a doação de uma empresa de Ubatuba foi possível efetuar a compra do kit do satélite, que custou U$ 8 mil.

O Tancredo 1 pesa 750 gramas, tem 8,9 cm de diâmetro e 12,7 de altura. É composto de quatro placas de circuito impresso, uma delas com antena de recepção e transmissão, outra com controle de energia elétrica, outra com computador de bordo e a outra com transmissor/receptor. Após a conclusão dos trabalhos, o satélite será enviado para a Interorbital System, na Califórnia, que fará o lançamento a uma órbita de 300 quilômetros de altitude.

(Fonte: Assessoria de Comunicação - PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário