quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Ubatuba divulga resultados da “Campanha Fique Sabendo 2011”


A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Saúde, divulgou o resultado das ações da campanha “Fique Sabendo 2011”, cujo objetivo foi conscientizar a população sobre a importância da realização do exame anti HIV. Iniciada em 21 de novembro, a equipe do Programa DST/AIDS/Hepatites de Ubatuba, realizou 235 exames, sendo 95 em homens e 140 em mulheres (21 de gestantes). Um caso foi constatado (homem da faixa etária 14-19 anos) e encaminhado para tratamento. Com base montada no Calçadão da Avenida Maria Alves, além de atendimentos no PSF do Ipiranguinha e no Ambulatório de Infectologia, a campanha levou muita informação à população, com distribuição de folhetos e preservativos masculino e feminino, além de teatro de rua.

Teatro chama atenção para os riscos de contaminação

A apresentação da peça “Cobrindo a megera, de olho na fera” foi uma das ações mais prestigiadas do evento. Dezenas de pessoas dedicaram cerca de meia hora, no Calçadão da Avenida Maria Alves, para assistir à peça que contava a história de uma família, que precisa procurar ajuda. “A peça aborda diretamente o risco do contágio, tanto por HIV como por DST e o que fazer em caso de contaminação, tudo de uma forma bem humorada e com linguagem de fácil compreensão. As pessoas gostaram muito dessa abordagem sem meias palavras”, disse a coordenadora do Programa DST/AIDS/Hepatites de Ubatuba, Marina Gregório.

Números de 2011

“De janeiro a novembro deste ano foram realizados, pelo Ambulatório de Infectologia, 1397 testes rápidos de HIV, tendo 20 casos positivos”, conta Marina Gregório. Nesses dados não entraram os exames da campanha “Fique Sabendo”.

Segundo Marina, a prevenção continua sendo o melhor remédio: “80% dos casos positivos são por relação sexual sem preservativo. A população pode encontrar preservativos masculinos e femininos gratuitamente em todas as unidades do PSF de Ubatuba, além da Unidade Avançada, no Calçadão. A faixa etária de maior concentração na procura do exame é de 20-34 anos com 55%, seguido pela população de 35-49 anos com 21%.”

Apesar do final da campanha, os exames continuam sendo realizados diariamente no Ambulatório de Infectologia, que fica na Rua Antonio Silva Balio, 44, no bairro Silop. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3832-5353.

Nenhum comentário:

Postar um comentário