terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Ubatuba busca recursos emergenciais junto ao Governo do Estado


O administrador da Regional Norte da Prefeitura de Ubatuba, José Antonio Macário de Faria, esteve na última semana na Casa Militar, em busca de recursos emergenciais para as comunidades da região norte. Acompanhado do engenheiro da Secretaria de Obras, José Carlos Vital, José Macário esteve reunido com o Coronel Admir Gervásio Moreira e o Major PM Érico e visitou também o Comando do Corpo de Bombeiros, onde se encontrou com o Comandante Coronel PM Navarro e o Coronel PM Repulho.

As visitas tiveram como objetivo complementar as ações iniciadas pelo chefe de gabinete da Prefeitura de Ubatuba, Délcio Sato, na busca de recursos emergenciais para as comunidades da região norte de Ubatuba e agradecer o bom andamento e as respostas referentes aos projetos de recuperação das estradas já protocolados no mês de setembro. Além disso, também foram protocolados os projetos de recuperação das Estradas do Camburi, Picinguaba, estrada do Sertão da Fazenda, estradas da Almada, do Ubatumirim e da Aldeia Boa Vista, no Promirim.

Estradas vicinais

Com relação à entrega de projetos de recuperação de estradas vicinais, houve a preocupação em evidenciar, através de informações e fotos, os danos causados nas vias públicas pelas mudanças climáticas, bem como a nova realidade desenvolvida na região no que se refere às produções agrícolas, pesqueira e a maricultura. Além disso, foi mostrado que a região atrai visitantes em busca de praias paradisíacas, observação de aves e o ecoturismo.

Nos projetos constam ações necessárias emergenciais em resposta aos desastres ocorridos nos últimos anos, reconstrução da estrada para prevenção de possíveis desastres futuros e ainda a criação de condições adequadas, visando facilitar a evacuação em casos de emergências por ocasião de possíveis acidentes naturais e nucleares.

Casos como o bairro da Almada, sofrem por ter uma única via de acesso à praia (com carga média de 700 veículos/dia nas temporadas de verão, finais de semana e feriados).

De acordo com a Administração Regional Norte, “a preocupação maior está calcada no fluxo de veículos e demanda de abastecimento para atender a atual realidade com máxima segurança possível, dotando as estradas dos bairros com estruturas de contenção de encostas, reforma de locais com erosão, remoção e limpeza lateral com canalização de águas pluviais, drenagem adequada em todas as vias e acessos, contemplando ainda recapeamento asfáltico em alguns casos e em outros, cascalhamento. Tudo isso antecipando a demanda de turistas que certamente repercutirá na região com a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas no Rio em 2016, além da expansão econômica advinda do Pré-Sal”.

Corpo de Bombeiros

Na visita ao Comando do Corpo de Bombeiros em São Paulo, foi anunciada a futura vinda de recursos materiais com novos equipamentos para melhorar os serviços já prestados pelos integrantes do Corpo de Bombeiros em Ubatuba. Os nove projetos protocolados, e a integração dos Bombeiros prevenindo possíveis tragédias, visam a promoção da dignidade humana e boa qualidade de vida das comunidades caiçaras com a necessária segurança aos munícipes e visitantes, requisitos de qualidades também de interesse do Governo Estadual.

Comunidades atendidas

Foram entregues às associações de todos os bairros contemplados nos projetos, cópia dos mesmos, que também estarão disponíveis na sede da Administração Regional Norte, para consulta e acompanhamento dos interessados.

(Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário