sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Caravana da Saúde encerra atividades em 2011 atendendo o bairro da Estufa II

O bairro da Estufa II recebeu no sábado, 3, a última ação da Caravana da Saúde deste ano, promovida pela Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Saúde.Desde o início da manhã, profissionais das mais diversas especialidades prestavam atendimento aos moradores do bairro na Escola Municipal Maria Josefina Giglio Silva. Os médicos e pediatras efetuaram 94 atendimentos. As unidades móveis de saúde bucal e da saúde da mulher também foram bem procuradas pela comunidade; em alguns casos acontecia o atendimento imediato em outros, agendamentos de consultas para tratamento. Muitas pessoas também puderam fazer aferição de pressão e testes de glicemia, além de receber dicas sobre nutrição e qualidade de vida, com a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

A equipe do Controle de Endemias prestou esclarecimentos sobre o combate ao mosquito da dengue, orientando os moradores sobre como evitar criadouros e outras formas de prevenção. A equipe de zoonose também marcou presença, oferecendo agendamentos para o programa de castração de cães e gatos.

Caravana em ação

O programa “Caravana da Saúde” foi realizado nos últimos três meses de 2011 com ações nos bairros Sesmaria, Corcovado e Estufa II, tendo como objetivo principal levar atendimento às pessoas que têm dificuldades em procurar as unidades do PSF durante a semana. “Sabemos que muita gente não tem acesso à saúde por motivo de trabalho. Mesmo com as visitas domiciliares, muitos moradores acabavam não sendo atendidos por trabalhar fora e a Caravana supre essa necessidade”, conta Sueli Nogueira, coordenadora da ação. “Em 2012 pretendemos iniciar o trabalho em março, logo após a temporada. Já estamos avaliando os bairros que poderão receber o programa, com base no trabalho feito pelos Agentes Comunitários de Saúde. Nossa idéia é levar a Caravana da Saúde ao maior número de pessoas, levando, além dos serviços, que muitas vezes não são prestados no dia a dia, informações visando a prevenção de doenças”, completou a coordenadora.

(Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário