terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Prefeitura de Ubatuba castrou mais de 600 animais neste ano


O Programa Municipal de Esterilização de Cães e Gatos, do Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura de Ubatuba, atendeu neste ano 638 animais, sendo 366 cães e 272 gatos. Para os proprietários de animais interessados na castração, o cadastro para o ano de 2012 terá início no dia 9 de janeiro. “Nossa média de castração de aproximadamente 70 animais por mês”, informou a veterinária Claúdia Ferraz. Ainda de acordo com a veterinária, em 2008 a média de castrações foi de 71,88 animais/mês; em 2009 de 70 animais/mês; e em 2010 de 70 animais/mês.

A castração

A cirurgia de castração é para animais com idade entre 3 meses e 8 anos e as fêmeas não podem estar no período entre 30 dias antes ou depois do cio. Animais com filhotes só podem fazer a cirurgia dois meses após o parto e fêmeas prenhas, animais com corrimentos, feridas na genitália ou sangramentos só podem ser castrados depois de tratados com médico veterinário particular. “Ao contrário do que as pessoas acreditam, a castração deve ser realizada antes do primeiro cio, fato comprovado em estudos que previne o aparecimento de tumor de mamas em 99,9% dos casos. Já em cadelas e gatas com várias crias o risco do surgimento do tumor aumenta”, explica a veterinária Jéssica Cisotto Rocha.

Cadastramento para castrações

O cadastramento para as castrações em 2012 deverá ser feito na Superintendência de Proteção à Saúde a partir de 9 de janeiro. Para isso basta comparecer em horário comercial à Rua Alfredo de Araújo, 34, no centro, com os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de renda (a castração gratuita de animais é para pessoas que recebam até seis salários mínimos mensais).

(Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário