sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Ubatuba foi representada na 2ª Conferência Nacional de Juventude, em Brasília

Ubatuba participou da 2ª Conferência Nacional de Juventude, realizada de 9 e 12 de dezembro, em Brasília. Com 1.350 delegados e mais de 2.200 participantes, Ubatuba foi representada por Sarah Mohamad Chahin e Caetano Marques de Olinda, delegados eleitos pela região do Vale do Paraíba e Litoral Norte na Conferência Estadual que aconteceu na cidade de Guarujá em novembro. A delegação de Ubatuba contou ainda com a presença da Diretora Presidente da FUNDAC e Leonardo Rocha que participou como observador.

A Conferência foi marcada por forte protagonismo dos movimentos, redes, fóruns de juventude, jovens trabalhadores, estudantes, rurais, vinculados a movimentos religiosos e partidários, que demonstraram amadurecimento na perspectiva de construir pactuações, acordos e sínteses que pudessem avançar na conquista de direitos e na disputa do projeto de desenvolvimento.

Discussões

As discussões trataram de questões em um âmbito nacional e a juventude presente foi além das demandas específicas, apresentando reivindicações amplas, relacionadas a profundas transformações que o Brasil precisa passar. Entre elas a ampliação dos investimentos da educação para 10%, a aprovação do PNE, a democratização da comunicação, a redução da jornada de trabalho e uma que merece destaque: a necessidade de uma profunda reforma política que contribua para a democratização do estado brasileiro, com maior participação dos jovens nos espaços de poder e para construção de uma nova cultura política, ética e comprometida com a justiça e a solidariedade.

Para a Fundac, “Ubatuba com certeza, ganha muito com essa participação, permitindo a construção de política de juventude efetiva, transversal, intersetorial que seja decisiva na construção de um novo patamar civilizatório desta nova geração. As Conferências não têm caráter deliberativo, portanto aumentam a responsabilidade dos movimentos juvenis e sociais no papel de pressionar tanto nas redes sociais, quanto nas ruas os poderes públicos a tornar as resoluções em política de Estado”.

As propostas levantadas durante a 1ª Conferência Municipal da Juventude, foram encaminhadas ao prefeito de Ubatuba que já está verificando cada uma dessas propostas.

(Fonte: Assessoria de Comunicação - PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário