segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Centro de Zoonoses de Ubatuba mantém média de castração de cães e gatos


O Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura de Ubatuba divulgou os números do Programa Municipal de Esterilização de Cães e Gatos realizados durante esse ano, até o final de outubro. Segundo o boletim, foram 477 atendimentos, sendo 271 castrações em cães e 206 em gatos. “Em, nenhum momento paralisamos o serviço, aliás, mantivemos a média anual, que é de aproximadamente 70 animais/mês”, declarou a veterinária Claudia Ferraz. “Muita gente achou que o serviço estava paralisado devido ao período em que a Unidade Móvel de Esterilização esteve parada para reforma, explica a veterinária, reforçando que “em momento algum deixamos de atender as entidades cadastradas e às famílias carentes encaminhadas por elas”. Claudia lembra que em 2008 a média de castrações foi de 71,88 animais/mês; em 2009 de 70 animais/mês; e em 2010 de 70 animais/mês.

Unidade Móvel em Manutenção

A Unidade Móvel de Esterilização de Cães e Gatos esteve parada para manutenção e deve voltar a circular em dezembro. “Precisávamos fazer uma pausa no atendimento com a Unidade Móvel para manutenção do veículo. Rodávamos a cidade de norte a sul periodicamente e isso gera um desgaste natural. Na verdade a prioridade para o uso desse serviço era, e continua sendo, para as pessoas que tem pouca ou nenhuma condição de submeter seus animais de estimação à cirurgia em uma clínica particular”, esclarece a veterinária responsável pelo Centro de Controle de Zoonoses da prefeitura.

Quando fazer a castração

A cirurgia de castração é para animais com idade entre 3 meses e 8 anos e as fêmeas não podem estar no período entre 30 dias antes ou depois do cio. Animais com filhotes só podem fazer a cirurgia dois meses após o parto e fêmeas prenhas, animais com corrimentos, feridas na genitália ou sangramentos só podem ser castrados depois de tratados com médico veterinário particular.

Segundo a veterinária, a castração é apenas um dos métodos de controle: “Precisamos, sim, estimular a posse responsável. As pessoas precisam saber que ao tomar a decisão de ter um animal de estimação, significa assumir o cuidado de um ser vivo durante um longo tempo e isso envolve uma série de responsabilidades e obrigações”, concluiu.

Cadastramento de castrações

A Superintendência de Proteção à Saúde continua efetuando cadastramento de pessoas interessadas em castrar seus animais de estimação; basta comparecer em horário comercial à Rua Alfredo de Araújo, 34, no centro, com os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de renda (a castração gratuita de animais é para pessoas que recebam até 6 salários mínimos mensais). O cadastramento na Superintendência será feito até que a Unidade Móvel volte a atender os bairros e então passará a ser em pontos estratégicos previamente determinados e divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário